População deve colaborar para evitar incêndios!

População deve colaborar para evitar incêndios!

Prefeitura construiu aceiros para evitar propagação de incêndios na zona urbana

image-21 População deve colaborar para evitar incêndios!

Quase diariamente a Defesa Civil Estadual tem emitido alertas para que a população tome cuidado, pois com o ar seco, o risco de incêndios aumenta muito.

Nos últimos meses a cidade em várias regiões, viu de perto as chamas dos incêndios provocados em área da própria zona urbana, sendo combatidos pela brigada municipal de incêndio.

De janeiro a junho deste ano foram registrados 58 focos de incêndio dos mais diversos, de pequenos a grande proporções, na cidade.  O mês de maio foi que o registrou o maior número, sendo 21 focos.

A fim de evitar possíveis tragédias futuras com incêndios que aumentaram muito nestes últimos meses, a Administração Municipal através das Diretorias de Agricultura e Meio Ambiente e Gestão e Serviços e Defesa Civil do Município, iniciou ainda no final do ano passado a construção de aceiros em diversas regiões da cidade, principalmente,onde a zona rural se encontra com a zona urbana.
Os aceiros são as faixas próximas as cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. Eles protegem cercas, postes, balancins e arames.

Os aceiros devem ser feitos no período seco, quando a vegetação se torna uma alta fonte de combustão. É uma maneira eficaz de evitar a entrada de fogo nas áreas ainda não habitadas, próximas a urbanização.

Para prevenir os incêndios, principalmente em áreas rurais é necessária a eliminação ou a redução das fontes de propagação do fogo, ou manter o controle sobre a quantidade de material que serve como combustível no campo.

A Defesa Civil do Município monitora essa ação realizada de prevenção de fogo em mato, com o isolamento entre a vegetação existente e a zona urbana
Dentro da própria zona urbana do Município ainda encontramos uma área considerável que faz parte da paisagem rural com muita vegetação, que volta e meia se incendeia.

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente também em conjunto com a Defesa Civil monitora e quando necessário aplica multas nos proprietários dessas áreas com vegetação, que são os responsáveis pela sua conservação e devem evitar que focos de incêndio se forme sobre elas, mantendo inclusive os acessos em ordem para eventual necessidade de combate.
Para reforçar ainda mais as ações da Defesa Civil Municipal, o prefeito Ricardo Salaro está em tratativas avançadas para que a cidade possa ter uma Guarnição do Corpo de Bombeiros.
Também um novo prédio está sendo construído na Rua Pedro Celandroni, na entrada da Cohab I, para abrigar a Defesa Civil Municipal, a brigada municipal de incêndio e futuramente, a guarnição do Corpo de Bombeiros.    

FIQUE ATENTO ÀS DICAS PARA EVITAR OS INCENDIOS FLORESTAIS:
– Não solte balões. Soltar balões é crime ambiental
– Nunca atire cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias
– Em áreas agrícolas, a queimada deve ser realizada apenas com autorização prévia da CETESB, seguindo medidas rigorosas para evitar acidentes
– Ao avistar um incêndio próximo de rodovias, contate imediatamente o telefone 0800 da empresa concessionária
– Nunca queime o lixo e evite acender fogueiras perto de matas, em terreno, em quintais, principalmente em dias de vento.

Share this content:

Thiago Melego

Radialista e jornalista. Formado em administração de empresas, gestão de recursos humanos, MBA em negociação e vendas. Atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Software.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!