São Manuel e cidades vizinhas participam de simulado envolvendo situação de inundação

São Manuel e cidades vizinhas participam de simulado envolvendo situação de inundação

Em São Manuel, o local escolhido para abrigo foi uma creche municipal

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CBH-RL) realizou na última quarta-feira, dia 8, simulados envolvendo as Defesas Civis dos municípios de Agudos, Borebi, Lençóis Paulista e São Manuel para treinamento prático de monitoramento, detecção, acionamento e operacionalização de urgência envolvendo rompimentos de barragens, evacuação de urgência, logística e acomodações humanitária de áreas de riscos.

DEFESA-CIVIL-1024x1024 São Manuel e cidades vizinhas participam de simulado envolvendo situação de inundação

O treinamento é parte da gestão de riscos e de bacias hidrográficas deliberadas desde 2016 pelo CBH-RL para contingenciar situações de cheias nos municípios da bacia do Rio Lençóis. O simulado ocorreu de forma simultânea e integrada nos quatro municípios de maior criticidade da bacia do Rio Lençóis, inclusive em São Manuel.

O prefeito de Macatuba e presidente do CBH-RL, Anderson Ferreira, acompanhou os procedimentos em Lençóis Paulista e São Manuel, onde estão as principais localizações de riscos da área da bacia do Rio Lençóis.

Cabe salientar que foi uma ação repentina, onde ocorreu a simulação de uma situação de inundação e evacuação de um local, onde as pessoas foram encaminhadas para um abrigo cadastrado no SIDEC (Sistemas de Defesa Civil do Município). No caso de São Manuel, o local do abrigo cadastrado é a creche municipal “Maria do Carmo Moura”, localizada no CDHU I, onde os funcionários não sabiam da realização da operação, e que o local fora escolhido para abrigo de pessoas para ser utilizado em caso de emergência.  Essa situação fará parte do Plano de Contingência do Município que será divulgada com mais detalhes futuramente.

Após a realização da simulação, foi solicitado junto a Defesa Civil Estadual o envio de kits da operação verão.

A realização da operação de simulação era uma das tarefas a ser cumprida para a solicitação do kit junto a Defesa Civil Estadual e também para atender a um questionamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo em vista que ela nunca havia sido realizada no Município.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!