São Manuel recebe primeiro lote de vacinas com 480 doses

São Manuel recebe primeiro lote de vacinas com 480 doses

70D6E885-ECCF-4740-B175-64A81144E832-1024x768 São Manuel recebe primeiro lote de vacinas com 480 doses

O Governo do Estado de São Paulo enviou nesta quarta-feira (20) o primeiro lote da vacina Coronavac para São Manuel, com apenas 480 doses que serão priorizadas para a vacinação dos profissionais de saúde. O lote chegou em caminhão refrigerado, escoltado pela policia militar e foi recebido pela diretora de Saúde Patrícia Rossanesi, pela responsável da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Anizi e ainda pelas funcionárias do Posto de Saúde central, sendo acondicionadas em refrigeradores apropriados.

O número enviado é insuficiente para vacinar todos os profissionais de saúde do Município que ultrapassam 1100 profissionais e 6.000 idosos com mais de 60 anos de idade.

A Administração Municipal através da Diretoria de Saúde irá priorizar nesse primeiro momento a vacinação dos profissionais que atuam na “linha de frente” no combate ao coronavírus; ou seja, irão receber a primeira dose da vacina os profissionais que atendem diretamente as pessoas infectadas ou que procuram atendimento, principalmente no hospital local. Também irão fazer parte deste grupo a ser vacinado, as pessoas idosas residentes na Pousada da Colina e os profissionais que prestam serviços no local.

Segundo a diretora de Saúde Patrícia Rossanesi, essa decisão conta com o amparo da Diretoria Regional de Saúde (DR VI) de Bauru. “Enquanto aguardamos a chegada de novas doses, tivemos que priorizar os profissionais que atuam no atendimento direto e nas pessoas idosas mais vulneráveis, já que o quantitativo enviado foi insuficiente”, explicou a diretora.

ESPERA POR NOVAS DOSES

Neste primeiro momento, deveriam estar sendo vacinados os profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Estes públicos são considerados prioritários, segundo os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou óbito pela doença. Para tanto, em São Manuel seriam necessárias aproximadamente 7.000 doses para cumprir a primeira etapa programada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Até esta quarta-feira (20), 500 mil doses da vacina contra o coronavírus foram distribuídas em 13 Diretorias Regionais de Saúde em todo o estado, totalizando 123 municípios atendidos. Também ainda nesta quarta foram distribuídas outras 125 mil doses de vacinas a outros 76 novos locais. A expectativa é que os 645 municípios do Estado recebam o quantitativo de vacina do Butantã dentro do PNI.

A divisão das grades de vacinas foi baseada no quantitativo proporcional previsto para São Paulo conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização) O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais de cada cidade, mas não bate com os números de pessoas vacinadas contra a influenza no ano de 2020 em São Manuel, que foi no total de aproximadamente 6.700 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!