Peixes aparecem mortos em rios que abastecem as regiões de Sorocaba e Itapetininga

Peixes aparecem mortos em rios que abastecem as regiões de Sorocaba e Itapetininga

peixes-mortos-rio-sorocaba-131020 Peixes aparecem mortos em rios que abastecem as regiões de Sorocaba e Itapetininga

Centenas de peixes apareceram mortos em dois rios das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP). Moradores das cidades de Iperó, Tatuí e Boituva (SP) registraram a situação no Rio Sarapuí e no Rio Sorocaba.

Nas imagens é possível ver muitos peixes mortos amontoados na margem. O Rio Sarapuí deságua no Rio Sorocaba, que abastece as cidades das regiões de Sorocaba e de Itapetininga.

Moradores do bairro Americanas, em Tatuí, relataram a mortandade dos animais no trecho do Rio Sorocaba que passa por Tatuí.

Eles informaram que a morte dos peixes acontece todo ano por conta de uma usina hidrelétrica da região e que a causa provavelmente é a liberação de produtos químicos na água.

Ainda de acordo com os relatos, no domingo (11) os animais estavam na superfície tentando respirar e na segunda-feira (12) começaram a aparecer mortos.

8937796 Peixes aparecem mortos em rios que abastecem as regiões de Sorocaba e Itapetininga
Peixes aparecem mortos em rios que abastecem as regiões de Sorocaba e Itapetininga (Fotos: Reprodução/TV TEM)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o trecho onde é feita a captação no Rio Sarapuí, e que fica 800 metros acima de onde foram encontrados os peixes, não apresentou nenhuma irregularidade.

A companhia disse que segue monitorando e coletando amostras de água. A captação nesse ponto do Rio Sarapuí é utilizada para abastecimento dos municípios de Iperó e Boituva.

Já a Prefeitura de Iperó informou que está acompanhando a situação junto com os órgãos competentes.

Também disse que a mortandade foi causada pela grande quantidade de material orgânico no Rio Sarapuí, o que provocou uma queda no nível de oxigênio da água. O órgão informou que irá realizar a retirada dos peixes mortos.

Fonte: G1

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!