Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira, o chefe do Executivo de São Manuel comentou o vídeo com relatos de suposta negligência na Santa Casa. A gestão afirmou que a Secretaria de Saúde prestou apoio desde o primeiro momento e que a transferência para a Unesp foi viabilizada por canais oficiais do município.
Executivo defende estrutura da saúde, cita avanços e orienta uso da ouvidoria para apurar condutas isoladas
O prefeito de São Manuel, Odirlei Félix, se manifestou ao lado do vice-prefeito, Gê Barros, sobre o caso da cozinheira escolar de 36 anos que foi internada em estado grave. O prefeito declarou que a Secretaria de Saúde deu suporte total aos familiares assim que tomou conhecimento do fato e enfatizou que os servidores Léo (secretário adjunto de saúde) e Duda (secretária de saúde) foram os responsáveis por articular diretamente com o diretor do Hospital das Clínicas da Unesp a transferência da paciente. O chefe do Executivo pontuou que o desabafo da irmã da paciente foca na conduta de profissionais, e não em falhas estruturais da unidade: “No vídeo ficou muito bem claro que ela não fala sobre estrutura, ela fala sobre pessoas. Ela não falou que estava faltando medicamento.”
O pronunciamento criticou o uso da situação para fins políticos por parte de alguns em plataformas digitais, classificando as reações de opositores como “politicagem de Facebook” que tenta descredibilizar os servidores da saúde. O prefeito argumentou que a Santa Casa conta com quase 70 funcionários e que erros individuais não podem penalizar todo o corpo profissional do hospital. Ele revelou ter conversado com a denunciante para obter os nomes dos envolvidos nos episódios de maus-tratos, mas ela não soube especificá-los no momento. A gestão aproveitou para elencar melhorias recentes implementadas no local, como a inclusão de um terceiro médico no plantão, a abertura da farmácia interna e o início das cirurgias eletivas.
O vice-prefeito Gê Barros reforçou a necessidade de os cidadãos utilizarem os canais formais de fiscalização do município. A orientação oficial da Prefeitura é que os usuários registrem qualquer atendimento inadequado ou desumanizado na ouvidoria municipal ou diretamente ao Ministério Público, munidos da identificação do profissional responsável. O registro formal é o único mecanismo legal que possibilita a abertura de sindicâncias e investigações internas sem generalizar a conduta dos profissionais que atuam na rede pública de São Manuel.
#SaoManuel #SaudePublica #PrefeituraSaoManuel #Pronunciamento #Ouvidoria #SantaCasa #Area14 #NoticiasRegionais #InteriorSP


