Prefeitura de Botucatu propõe viabilizar novo local para o órgão estadual em troca da cessão do imóvel histórico no centro da cidade.
#Botucatu #DiretoriaDeEnsino #Educação #GomesPinheiro #Prefeitura #EstadoSP
Negociação para Mudança
A Diretoria Regional de Ensino de Botucatu pode estar com os dias contados no histórico prédio da Escola Gomes Pinheiro. O Prefeito Fábio Leite confirmou, em entrevista à rádio Prever FM nesta sexta-feira (30), que está em tratativas avançadas com o Governo do Estado para que o município assuma o imóvel.
A proposta central da negociação envolve uma troca de responsabilidades: para liberar o prédio histórico, a Prefeitura se compromete a viabilizar um novo espaço adequado para acomodar toda a estrutura administrativa da Diretoria de Ensino, que ocupa o local desde a década de 90.
O futuro do prédio
Caso a mudança da Diretoria se concretize, o objetivo da administração municipal é retomar a vocação original do imóvel. “Fiz uma solicitação formal para que ele seja transferido para o município… para que a gente volte a operar ali educação de fato, uma escola tradicional”
, explicou o prefeito.
A intenção é transformar o local novamente em uma unidade da rede municipal de ensino, atendendo a demanda por vagas no centro. O projeto já era discutido desde 2023, quando se cogitou ceder o antigo prédio da Justiça Federal (na Vila Assumpção) para abrigar a Diretoria de Ensino em troca do Gomes Pinheiro.
Agenda com o Governador
Para acelerar a decisão sobre a transferência da Diretoria e a cessão do prédio, Fábio Leite tem agenda marcada em São Paulo na próxima semana. Ele se reunirá com secretários estaduais e há a expectativa de um encontro com o Governador para bater o martelo sobre a mudança.


