
A prefeitura de São Manuel, assim como as demais, vem tendo grande dificuldade para conseguir controlar o crescimento de mato pelas ruas. Como uma alternativa, o município comprou uma maquina que mata o mato através de choque.
A medida foi necessária porque diferente de antes, a ANVISA proíbe o uso de veneno (herbicida) de ervas daninhas e plantas invasoras nas ruas, calçadas e terrenos das cidades.
A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente iniciará nesta sexta-feira (14), às 22h, os trabalhos de capina elétrica, para conter o mato nas ruas e calçadas da cidade.
Apesar da máquina poder ser utilizada em rua molhada, só haverá prorrogação dos trabalhos caso esteja chovendo no momento.
A capina elétrica nada mais é que do que o sistema de eletrocussão de plantas; aonde acontece o contato direto dos eletrodos com a planta a ser controlada. Este método evita a contaminação do solo e a sua erosão, com o uso de descargas elétricas de alta potência.
O efeito da aplicação desta tecnologia é imediatamente visível, com seu uso apropriado em guias, sarjetas, pavimentos intertravados, bloquetes, bricks, paralelepípedos, lajotas, e outros similares, em vias do município.
Para que seja aplicado nas ruas da cidade existirá a necessidade da colaboração de todos, para que não deixem os carros nas vias, animais soltos, crianças.
O máximo de cuidado será essencial, para que o trabalho seja realizado com segurança, não causando nenhum incidente a população. A Guarda Municipal estará presente em todas as operações de capina elétrica.