Seguem as tratativas para São Manuel ter a Usina de Tratamento de Lixo Urbano

Na tarde desta terça-feira, dia 30 de julho de 2019, os prefeitos membros integrantes do Consórcio Intermunicipal da Bacia Tietê Paraná estiveram reunidos com o conselheiro Dimas Ramalho no Tribunal de Contas em São Paulo, discutindo aspectos legais e a formalização dos projetos de implementação visando a construção de duas Usinas de Tratamento do Lixo Urbano na região, sendo a de São Manuel uma delas.

O presidente do Consórcio é o prefeito Toninho Álvaro de Souza de Itapuí e os prefeitos Ricardo Salaro e José Carlos Vendramini são diretores. Os projetos preveem a construção de duas Usinas de Tratamento do Lixo Urbano: uma na cidade de Mineiros do Tietê e outra na cidade de São Manuel.

A ideia inicial da construção da Usina foi liderada pelo prefeito de São Manuel e foi encampada pelos demais prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal dos Vales Tietê-Paraná (CITP), devendo atender a 18 cidades da região, para definitivamente resolver o problema do destino final do lixo desses Municípios.

ÁREA RESERVADA
Uma área rural situada na divisa entre os Municípios de São Manuel e Botucatu que será doada pela iniciativa privada à Prefeitura de São Manuel, que inclusive já foi vistoriada pela Cetesb deverá servir para atender 7 Municípios da região integrantes do Consórcio, inclusive transformando o lixo em energia elétrica.

As outras 11 cidades também pertencentes ao Consórcio serão atendidas na Usina que será construída na cidade de Mineiros do Tietê. Os projetos da Bio-Usina serão considerados pilotos e contam com o aval do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que inclusive esteve em São Manuel, quando Secretário de Estado do Meio Ambiente, quando lhe foi apresentado todos os detalhes do projeto.

O ministro Salles mantém excelente relacionamento com o chefe do poder executivo de São Manuel e recentemente, em reunião ocorrida em Brasília foram prestadas informações do andamento de ambos. Na oportunidade, o Ministro do Meio Ambiente disse ao prefeito Salaro que pretende ajudar na implantação dos projetos e que eles poderão inclusive, futuramente, serem estendidos a outros consórcios do país.

O QUE ORIENTOU O TCE
Os projetos foram apresentados ao conselheiro Dimas Ramalho que prometeu aos prefeitos o empenho do TCE em ajudar na formalização dos aspectos legais para a sua implementação.

Para tanto o conselheiro Dimas Ramalho prometeu aos prefeitos que sua assessoria irá estudar a melhor forma jurídica a ser adotada pelos Municípios participantes do Consórcio, para que possam dar andamento no projeto de construção da Usina de Tratamento do Lixo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.