Em entrevista ao Jornal da Clube, prefeito Baixinho e vice Gê Barros detalharam a construção de 90 moradias e prometeram rigor contra fraudes, criticando a falta de fiscalização da gestão anterior.
#SãoManuel #CasasPopulares #Habitação #Prefeitura #JornalDaClube #Fiscalização
Inscrições serão divulgadas na próxima semana
A expectativa para a conquista da casa própria em São Manuel ganhou novos contornos nesta semana. Durante entrevista ao Jornal da Clube, o prefeito Odirlei Félix (Baixinho) anunciou que as regras e datas para as inscrições das novas casas populares serão divulgadas entre quarta e quinta-feira da próxima semana, após uma reunião decisiva com representantes do Governo e da Caixa Econômica Federal.
“Eu recebo perguntas diariamente de 10 a 15 pessoas. Vamos divulgar amplamente para que ninguém fique de fora e tenha a oportunidade de participar do sorteio”, garantiu o prefeito. Uma regra já está definida: pessoas que já foram contempladas com moradias no passado, e que venderam ou alugaram os imóveis, não poderão se inscrever.
Obras começam imediatamente
O projeto contempla 90 casas divididas em duas frentes. Na Cohab, serão construídas 50 moradias distribuídas em seis áreas que antes estavam sem uso. A terraplanagem está na fase final e a empresa responsável inicia a instalação do canteiro de obras (galpões para materiais e ferramentas) já nesta segunda-feira.
A segunda frente prevê mais 40 casas nos bairros São Geraldo, Vila Rica e Cohab 5. O contrato já foi assinado e a prefeitura aguarda apenas a ordem de serviço da Caixa, esperada para o mês de março, para iniciar as construções.
Tolerância zero contra fraudes e críticas à gestão passada
O ponto alto da entrevista foi o tom duro adotado contra a comercialização irregular das casas. O prefeito Baixinho criticou abertamente a falta de fiscalização da gestão do ex-prefeito Ricardo Salaro. “O pessoal da administração passada deixou correr solto. Hoje vejo casas vazias, vendidas ou alugadas no Santa Mônica. Isso é um absurdo, é o fim do mundo”, disparou.
A atual administração promete “amarrar” os critérios legais para evitar que a situação se repita no novo conjunto habitacional. “Se a pessoa vender ou alugar, vamos tomar automaticamente e passar para quem de fato precisa. A pessoa que comprou também vai perder o dinheiro. Isso para nós é ponto de honra”, alertou Baixinho.
O vice-prefeito reforçou o compromisso com a fiscalização, lembrando dos problemas enfrentados no conjunto Zé Maria Zonatel. “A gente recebe muita reclamação de casas abandonadas, vendidas ou alugadas lá. Vamos fazer de tudo para que isso não se repita nessas novas casas”, concluiu. A prefeitura estuda a possibilidade de definir critérios municipais rigorosos, caso a Caixa permita, para garantir a retomada imediata do imóvel em caso de fraude, invalidando inclusive os chamados “contratos de gaveta”.


