Em entrevista por telefone à Rádio Clube na última segunda-feira, 13 de outubro, o coordenador da Defesa Civil de São Manuel, Wagner Camargo, detalhou as principais ocorrências do fim de semana, marcadas por um incêndio residencial e fortes chuvas.
O incidente mais grave foi um incêndio que atingiu uma casa no bairro da Aparecida no domingo. “A gente teve esse incidente aí, um incêndio à residência”, confirmou Camargo. O morador, que estava sozinho no imóvel, foi resgatado e não soube explicar a origem do fogo, o que levou ao acionamento da perícia. Segundo Camargo, uma vistoria pós-incêndio constatou a perda total do imóvel. “Não deu para salvar, o imóvel vai ter que ser demolido, não tem condições de reforma”, explicou. Uma das hipóteses é que uma vela possa ter causado o incêndio, pois a casa estaria sem energia elétrica.
Apesar da gravidade, não houve vítimas fatais. “A Defesa Civil chegou muito rápido, menos de 10 minutos o pessoal já estava operando no local, fez todo o combate ao incêndio ali”, ressaltou o coordenador.
Em relação às fortes chuvas que atingiram a cidade na sexta-feira, Camargo informou que a situação foi tranquila. “A gente fez um patrulhamento geral nos principais pontos que historicamente dão problema, a gente não teve problema nenhum. […] apesar da chuva ser muito forte, São Manuel foi beneficiado”, afirmou, destacando que não houve quedas de árvores, destelhamentos ou outros problemas relacionados ao temporal.
Ao final, Camargo esclareceu a mudança nos números de emergência: para acionar a Defesa Civil, o número correto é o 199. Já para a Guarda Civil Municipal (GCM), o número é o 153.