Especialistas alertam para a importância da manutenção do ar-condicionado

Em entrevista à Rádio Clube, os profissionais Tom e China, da área de climatização e elétrica, destacaram a necessidade da manutenção preventiva do ar-condicionado com a chegada do calor. Eles explicaram que a limpeza, idealmente semestral, previne problemas de saúde e garante o bom funcionamento do aparelho.

Cuidados essenciais para o bom funcionamento e a saúde

Com a proximidade do verão, a procura por manutenção de ar-condicionado aumenta, como destacou o profissional China em entrevista à Rádio Clube no dia 1º de outubro. “Agora a turma viu que o sol começou a apertar novamente, aí a procura cresce”, afirmou. Ele e seu parceiro, Tom, realizam um trabalho completo na área de refrigeração e elétrica.

China explicou que o ideal é realizar a manutenção preventiva antes dos picos de calor. “Uma limpeza e higienização dele, uma manutenção, é duas vezes por ano, a cada seis meses. A gente sabe que muitas pessoas não fazem dessa forma, mas aí, na pior das hipóteses, pelo menos uma vez por ano tem que fazer”. O serviço oferecido pela dupla é completo, abrangendo desde a instalação e reparos até a mudança de local do aparelho e recarga de gás. Sobre a perda de gás, ele esclareceu: “Não é normal, tá? A curto prazo não é normal, é porque tem algum tipo de vazamento. Um período aí de uns 5 anos aí, não pode ter problema nenhum”.

Questionado sobre a diferença entre aparelhos 127v e 220v, China desmistificou a ideia de que um é mais econômico que o outro. “A economia também, que muitas pessoas falam que o 220 economiza mais. Boato também, não economiza”. Segundo ele, a vantagem do 220v está na melhor distribuição da carga elétrica da residência, permitindo o uso de fiações de menor bitola e evitando sobrecargas.

A importância da limpeza foi reforçada ao ser lembrado o caso de um ex-ministro que faleceu devido a uma bactéria desenvolvida em um sistema de ar-condicionado mal higienizado. “Você não fazer a limpeza do ar-condicionado, o que acontece? Ele vai juntando ali bactérias, fungos e vai ficando ali (…) e tudo que vai ficando ali de bactérias, você vai respirar tudo isso”, alertou China.

Respondendo à dúvida de uma ouvinte sobre barulho no aparelho, ele explicou que a sujeira é uma causa comum e que a limpeza superficial do filtro não é suficiente. “O ar-condicionado de higienização mesmo, você tem que desmontar a estrutura interna dele (…) a gente joga um produto químico nele pra deixar a crosta de sujeira mais mole. E depois a gente vem com uma vape mesmo. Joga água mesmo. É lavado. Literalmente lavado”.

Para acompanhar a entrevista completa clique no link: https://www.youtube.com/live/e2pOQT8a5mo?si=LWKeVJDg1Nqpr6Xb&t=8526

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.