Na noite de segunda-feira (18), um incêndio de grandes proporções atingiu o Jardim Itamarati, em Botucatu. Chamas se espalharam rapidamente devido ao vento e à baixa umidade, assustando moradores e ameaçando bairros próximos. Defesa Civil e brigadas atuaram no combate; não há vítimas confirmadas até o momento.

#incêndio #botucatu #jardimitamarati #defesacivil #emergência #meioambiente
Vento forte e baixa umidade dificultam combate ao fogo
Na noite desta segunda-feira (18), um grande incêndio atingiu a área de mata na região do Jardim Itamarati, zona norte de Botucatu. As chamas se alastraram com rapidez, impulsionadas pelo vento forte e pela baixa umidade do ar, o que dificultou ainda mais o controle do fogo.
O avanço das labaredas gerou pânico entre os moradores, principalmente pela proximidade com bairros como Real Park e Bem-te-vi. Diversas equipes de emergência foram acionadas, mas, segundo testemunhas, houve demora no atendimento, já que viaturas estavam envolvidas em outras ocorrências no momento.
O fogo ficou fora de controle e muitos moradores, temendo pela segurança, deixaram suas casas e buscaram abrigo nas ruas. As chamas chegaram próximas das residências ao redor da região afetada.
“Fogo muito forte e está ventando muito. Está impossível de controlar”, disse um morador. Outro residente lamentou: “Tem uma equipe tentando apagar sozinhos, infelizmente. É muito forte.”
A Defesa Civil foi a primeira a chegar ao local, mas, diante da intensidade do incêndio, pouco pôde fazer de imediato. O vento forte favoreceu a propagação das chamas, caracterizando um dos maiores incêndios em área urbana da cidade nos últimos anos.
No momento mais crítico, a Defesa Civil e a brigada da Usina São Manoel atuaram em conjunto para combater o fogo. Até o momento, não há informações sobre vítimas.
As causas do incêndio ainda serão investigadas, com indícios de que possa ter sido criminoso. A cobertura segue em andamento, com imagens enviadas por moradores do entorno.