Grupo da Unesp recruta cães idosos para pesquisa sobre síndrome semelhante ao alzheimer

O Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Canino (Envecan) da Unesp Botucatu está buscando cães com 8 anos ou mais para estudo sobre a Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina, um quadro semelhante ao Alzheimer humano. Animais selecionados passam por avaliação gratuita, e inscrições podem ser feitas pelo Instagram ou site do projeto.

#envecan #unesp #botucatu #pesquisa #cãesidosos #alzheimeranimal

Estudo investiga sinais de disfunção cognitiva em cães com idade avançada

O Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Canino (Envecan), vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, abriu inscrições para cães com 8 anos de idade ou mais participarem de um projeto científico inédito. O estudo tem foco na Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina (SDCC), uma condição neurodegenerativa com características semelhantes à doença de Alzheimer em humanos.

Segundo os pesquisadores, tutores devem ficar atentos a sinais como desorientação, mudanças na interação com pessoas ou outros animais, alterações no padrão de sono, esquecimentos de habilidades anteriormente aprendidas e variações no nível de atividade. Esses sintomas podem indicar a presença da SDCC.

Os cães selecionados participarão de uma avaliação gratuita realizada pela equipe do Envecan, que irá investigar detalhadamente o quadro de saúde dos animais.

Interessados em inscrever seus cães podem buscar mais informações e realizar a inscrição por meio do Instagram @envecan.unesp ou pelo site grupodepesquisadoenvelhecimentocanino.my.canva.site.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.