
O chefe do cartório eleitoral de São Manuel, Nilmar Sanches, concedeu uma entrevista ao Jornal da Clube, detalhando as regras e procedimentos para as eleições municipais do próximo domingo.
São Manuel conta com 107 seções eleitorais e 29.424 eleitores registrados. A votação ocorrerá das 8h às 17h ininterruptamente.
Sobre a documentação necessária, Sanches explicou: “É necessário a pessoa apresentar um documento oficial com foto, geralmente o RG ou a habilitação, e conjuntamente ela pode apresentar ou não o título de eleitor”.
Quanto ao uso do e-título, o chefe do cartório alertou: “No domingo, o e-título vai servir pra justificativa, pra localização de colégios, e pra não haver uma sobrecarga do sistema, o Tribunal Superior Eleitoral impediu, disciplinou que não se pode baixar e nem atualizar no domingo”.
Sanches esclareceu as regras sobre manifestações políticas no dia da votação: “A manifestação individual e silenciosa do eleitor, então nesses dois casos, sendo uma manifestação individual – só a pessoa com broche, ela entra, vota e vai embora – e silenciosa do eleitor, não há tentativa de aliciamento, de convencimento ou qualquer tipo de algazarra, é possível”.
Sobre veículos com adesivos de candidatos, ele advertiu: “A gente sempre recomenda deixar o carro um pouco mais distante nesses casos e deixar só pelo tempo necessário de votar e ir embora. O carro que fica lá estacionado em frente à escola vai sofrer as consequências legais”.
Para eleitores com necessidades especiais, Sanches informou: “A pessoa pode se dirigir na urna com uma pessoa de sua confiança, e essa pessoa de sua confiança inclusive pode digitar os números da urna, mas essa pessoa de confiança não pode estar nem a serviço de partido político e nem a serviço da justiça eleitoral”.
O cartório eleitoral estará aberto no domingo para atender casos especiais, podendo ser contatado pelo telefone e WhatsApp (14) 3842-1211.
“Eu espero que continue esse clima amistoso, que a política realmente se desenvolva dentro do debate, dentro da parte democrática, dentro da parte de troca de ideias, para que a cidade possa prosperar”, concluiu Sanches, elogiando a conduta dos candidatos e partidos durante a campanha.

#EleiçõesMunicipais2024 #SãoManuel #CartórioEleitoral #RegrasDeVotação #DemocraciaBrasileira