BONS EXEMPLOS PARA AS CRIANÇAS

Talvez eu esteja começando esta minha crônica falando o óbvio: ‘O comportamento dos pais influencia o dos filhos’

Embora seja absolutamente óbvio, acredito, que se observarmos a sociedade atual, veremos que nem todos os pais acreditam nisso ou então, não dão a devida importância a este importante aspecto da educação.

Basta observar o nosso condomínio, o nosso bairro, o nosso clube ou gente próximas a nós como familiares e amigos que vamos encontrar pessoas para as quais os exemplos parecem não ter muita importância.

É o vizinho que não recolhe o cocô do cachorro, é aquele que não respeita a lei do silêncio, é o outro que estaciona onde não pode ou até na vaga de idoso, com aquela desculpa esfarrapada de sempre: “É só por 5 minutos” e aí vai….

Ontem minha filha de sete anos me deixou orgulhoso com a seguinte pergunta: – Você me ensinou que ladrão, é uma pessoa má certo? Então por que as pessoas votam em um ladrão?

Tive que explicar a ela que as pessoas, às vezes, fazem coisas sem agir com a razão. Expliquei a ela que as pessoas se esquecem da educação que tiveram dos pais e avós e passam a agir por uma ideologia. Se esquecem dos exemplos de honestidade e a importância disso na educação dos filhos. Então ela me perguntou o que era ideologia e eu tentei lhe explicar dizendo que: ‘Ideologia é uma forma de se dominar o pensamento de outras pessoas por meio de convencimento através de ideias para fazer com que elas deixem de usar a sua própria razão’ Não sei se consegui me fazer entender, mas acho que o principal ela entendeu que é o fato de que temos que pensar por nós próprios e analisar tudo o que nos dizem ou ouvimos dizer…

Mas voltando ao valor dos exemplos na educação, lembro que muitos pais de hoje parecem se esquecer que a todo ato ou ação que pratica na frente dos filhos terá uma enorme consequência na formação do seu futuro caráter. 

Se você ainda não está consciente disso, pense nas seguintes situações: será que pedir para a criança contar uma mentirinha, deixar de colocar um carrinho de supermercado no devido lugar, atrapalhando os outros, estacionar na vaga de deficientes são bons exemplos para eles? Acho que não!

Segundo a educadora Adozinda Kuhlmann, do alto da sua experiência de trabalho e de vida com seus 90 anos, “os exemplos que os pais nos dão funcionam muito melhor do que as regras. Nós nascemos para conviver entre seres humanos e quando se respeita as pessoas com quem convivemos, o sentimento social de todos ao redor acaba se aprimorando”.

Para Daniela de Rogatis, coordenadora da Companhia de Educação, que auxilia pais na educação dos filhos, a criança vai acompanhar o modo como os pais se comportam na vida social. “Meu filho não será gentil se eu não for gentil, se a honestidade ou a gentileza não forem valores demonstrado com ações dentro e fora de casa ela não vai aprender.

Pais que aceitam qualquer comportamento de um filho também não estão contribuindo para que ele cresça emocionalmente saudável e muito menos para que ele tenha uma vida feliz.

Hoje sabemos que dar exemplos de sustentabilidade, dentro de casa, por exemplo, pode proporcionar à criança uma noção de maior respeito à diversidade e ao meio ambiente.

Se tratarmos o tipo lixo corretamente, identificando o que pode ser reciclado do que deve ser descartado ou então aproveitando uma caixa de sapato para se utilizar para guardar brinquedos por exemplo faz com que a criança aprenda que tudo pode ser aproveitado e então ela passa a incorporar esta noção na sua vida adulta.

Com tudo isso, os pais abrem também um espaço para poder discutir com os filhos o que é ser uma pessoa socialmente saudável.

Para uma criança adotar uma atitude de generosidade por exemplo é preciso que os pais tenham paciência e deem a devida importância para o assunto. Por exemplo, se for possível, é sempre bom envolvermos as crianças num projeto social ou ambiental, desde que seja um projeto que ajude a resolver um problema, e não somente de cunho assistencialista.

Por exemplo: participar de mutirões de limpeza, plantação de árvores, ajudar a pintar um orfanato ou creche, são atitudes que podem fazer com que a criança se sinta bem e ficará mais fácil para elas adotarem isso na sua vida social adulta.

A mesma grande educadora Adozinda, nos diz que é preciso ter conhecimento do seu filho para passar para ele bons valores. “Os pais precisam respeitar e saber o que se passa com o filho sempre, afirma. Se ele também for respeitado, será mais fácil respeitar o próximo”

Além disso, ela explica que não adianta querer cercear a criança, ficar em cima para que ela faça isso ou aquilo. “É preciso explicar o que acontece, as razões para aquilo e as consequências dos seus atos” completa.

Algumas práticas sugeridas pelos educadores:

  • Adotar um pet de rua pode ajudar a criança a entender o que é ter compaixão e a importância de se cuidar do próximo.
  • Não recolher o cocô do seu cachorro, com certeza não contribuirá para que seus filhos tenham a noção de respeito ou de higiene e limpeza.
  • Não adianta xingar as pessoas no trânsito e depois querer exigir dos filhos que não xinguem amigos ou desrespeite mãe ou avós.
  • Guardar brinquedos, arrumar o quarto, não jogar coisas úteis fora, são práticas que ajudam as crianças a serem organizadas e a dar valor as coisas.
  • Levar a criança para ajudar uma ONG ou incentivá-la a doar os brinquedos usados para crianças carentes faz com que aprendam a ajudar os menos favorecidos.
  • Reciclar o lixo, não gastar muita água, não deixar luzes acesas à toa, se transformam em hábitos socialmente saudáveis para os filhos.
  • Ser gentil sempre que possível, dar lugar aos mais velhos, não maltratar garçons ou funcionários são bons exemplos de convivência que podemos dar aos nossos filhos.

Monteiro Lobato, nos disse certa vez que “Uma nação se faz com homens e livros”, mas acho que deveríamos acrescentar que, antes de tudo, é preciso darmos bons exemplos para nossas crianças!

José Luiz Ricchetti – 12/09/2022

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.