
O Parque Linear segue com suas obras em ritmo acelerado e deve em pouco tempo, se tornar a preferência do são-manuelense na hora de sua caminhada ou corrida.
Além de um calçadão, o local também conta com uma ciclovia (praticamente finalizada) no entorno do Recinto Mário Covas, ao lado do local onde existia uma antiga pista para caminhada.
Para se ter uma ideia, o calçadão em concreto usinado tem uma largura de 1,5 metros, diferente do aperto da calçada que circunda o conjunto poliespotivo.
O Parque Linear tem início desde os cruzamentos das ruas João Vulcano com a José M. Oliveira e Luiz Avanci na chácara Saltinho, indo até a Francisco Cimó; sendo iniciada também a interligação com as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Hortência de Lara Campos.
No Recinto Mário Covas a ciclovia em concreto usinado com largura de 2,5 metros, já está sendo utilizada. Outra obra ainda a ser realizada no local, próximo as Ruas Plinio Aristides Targa e Hortência Lara Campos, terá uma ilha com piso em asfalto e com muito verde ao seu redor; obra também já iniciada com a construção de uma calçada até a pista de caminhada.
Nessa primeira etapa foram concluídos também 45,20 metros de galerias pluviais entre as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Dorotéia de Lara Campos, sendo executados 2.463,90 m2 de calçadas e estão sendo plantados uma área de 4.892,36 m2 de grama; formando um enorme calçadão em meio a várias ilhas, cujo projeto prevê a sua extensão até o jardim Brasília.
O projeto prevê ainda a construção de diversas ilhas, e o plantio de grama ao redor de todo o perímetro da ciclovia e calçadas já está em andamento, junto com a afixação de postes que terão nova iluminação de Led de 100 W. Em toda a extensão da área do parque serão plantadas 431 espécies nativas, 191 frutíferas e 730 ornamentais.
O recurso da obra é proveniente do Ministério do Meio Ambiente e foram conquistadas durante a gestão do ex-ministro e deputado federal eleito Ricardo Sales. No total serão investidos nesta primeira etapa da obra quase R$ 1 milhão.