Em entrevista à Thiago Melego, Secretário de Desenvolvimento Econômico faz balanço do primeiro ano, anuncia feirão de empregos e revela estratégias para novos distritos industriais.
#Desenvolvimento #SãoManuel #Emprego #Indústria #Economia #Caio #CNBN
Feirão de Empregos e Expansão da CNBN
A entrevista começou com uma notícia urgente para quem busca trabalho. Nesta quinta-feira (29), das 14h às 19h, acontece um Feirão de Empregos da CNBN (antiga Belco) no prédio do antigo CEDEP. A empresa está expandindo sua produção para envasar também refrigerantes e sucos.
São 40 vagas imediatas para cargos como auxiliar de operador industrial, eletricista industrial, mecânico industrial, auxiliar de expedição, auxiliar de casa de máquina e de laboratório. “A empresa oferece transporte gratuito, refeição no local e vale alimentação. Um ponto muito positivo é que eles têm interesse em contratar pessoas com mais de 50 anos, valorizando a experiência”
, destacou Nicoletti.
A Conquista da CAIO e o Distrito 2
O secretário confirmou a assinatura da escritura que oficializa a vinda da CAIO Induscar para São Manuel. A gigante do setor de carrocerias ocupará uma área na expansão do Distrito Industrial 2. “Foi uma atitude ousada. Fomos atrás quando soubemos que eles iriam para outra cidade. O Marcelo Ruas disse que só não tinha vindo antes porque não tinha sido convidado”
, revelou.
O Distrito 2 está em fase final de terraplanagem, com previsão de término em fevereiro, liberando o início das construções. Em apenas um ano, a pasta conquistou a instalação de 27 novas empresas no local, incluindo a Editora Ciranda e a Transportadora Risso.
Novas Áreas: Distrito 1 e Grupo Vicunha
Nicoletti também abordou o desafio da falta de áreas. Sobre o antigo Distrito Industrial 1, a prefeitura está realizando um levantamento minucioso para identificar proprietários de terrenos ociosos e buscar formas legais de reaver ou dar utilidade a esses espaços.
Outra negociação estratégica envolve o Grupo Vicunha. A prefeitura busca uma concessão de uso dos galpões ociosos da antiga fiação (cerca de 30 mil m²) para instalar novas empresas, aproveitando a excelente logística do local.
Qualificação Profissional e Regionalização
Após um ano focado em quantidade de cursos, a estratégia para 2026 será a qualidade e especificidade. Em parceria com o Sistema S (Sebrae, Senai, Senac) e o Ciesp, os cursos serão direcionados para as demandas reais das empresas que estão chegando.
“Estamos trabalhando a regionalização com as 28 cidades da Cuesta. Vai haver um intercâmbio natural de mão de obra entre São Manuel, Botucatu e região”
, explicou o secretário, citando que o antigo CEDEP continua sendo o polo de treinamento, inclusive com carretas do Senai.
Apoio ao Comércio: Feira da Lua e Casa do Empreendedor
Para o comércio local e pequenos empreendedores, duas grandes iniciativas foram destacadas:
- Feira da Lua: Após o sucesso da primeira edição, a ideia é torná-la mensal. O foco agora é incentivar a formalização dos expositores através do MEI, dando acesso ao crédito barato do Banco do Povo.
- Casa do Empreendedor: Prevista para inaugurar entre fevereiro e março, será uma espécie de incubadora. O local oferecerá suporte gratuito com advogados, contadores e especialistas em finanças e marketing para ajudar quem quer abrir ou melhorar seu negócio.
“Nosso apelo é: acreditem e nos procurem. Estamos de portas abertas para orientar tanto quem quer empreender quanto quem busca qualificação”
, finalizou Nicoletti.


