Saidinha de fim de ano: 111 reeducandos não retornam aos presídios de Bauru


Um total de 111 reeducandos dos três Centros de Progressão Penitenciária (CPP) de Bauru não retornaram da última saída temporária de 2025. O benefício, concedido a 3.229 presos do regime semiaberto da cidade em 23 de dezembro, tinha retorno programado para a última segunda-feira, dia 5 de janeiro.

#Bauru #Saidinha #SistemaPrisional #Foragidos #SAP #Segurança

Inicialmente, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) havia informado que 3.211 presos seriam contemplados. No entanto, o número foi corrigido para 3.229. Com base nesse novo total, a porcentagem de foragidos corresponde a 3,44% dos beneficiados, uma média similar à registrada em 2024.

A SAP esclarece que o Poder Judiciário é o responsável pelas concessões de saída temporária, fundamentadas na Lei de Execução Penal. No Estado de São Paulo, esse benefício é concedido em quatro períodos regulamentados ao longo do ano: março, junho, setembro e dezembro. Para ter direito, o detento deve ter cumprido pelo menos 1/6 da pena, se for réu primário, ou 1/4 da pena, se reincidente, além de apresentar bom comportamento.

Os 111 presos que não retornaram aos respectivos presídios já foram incluídos no sistema policial como foragidos. Automaticamente, eles perdem o direito ao regime semiaberto e, quando recapturados, deverão retornar ao regime fechado.

Baep Prende um Foragido

Na noite desta terça-feira (7), por volta das 19h30, uma equipe do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) conseguiu prender um desses foragidos no Parque Jaraguá. Durante a abordagem, o indivíduo apresentou informações inconsistentes sobre sua identificação e foi encaminhado ao Plantão Policial. Constatou-se que ele havia rompido a tornozeleira eletrônica.


Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

posjp33

posjp33

posjp33