Ferramenta gratuita envia localização exata da vítima para a guarda; vereadora também celebra regulamentação da Patrulha Maria da Penha
Em entrevista à Rádio Clube, a vereadora Simone Parente explicou o funcionamento do aplicativo “Está Acontecendo”, uma importante ferramenta no combate à violência doméstica em São Manuel.
“Existe o aplicativo, ele chama Está Acontecendo, pelo Play Store, qualquer um pode instalar”, informou a vereadora. Ela explicou que a ferramenta, desenvolvida gratuitamente por Fernando Moura de Botucatu e disponível também para iPhone, oferece um meio rápido e discreto para pedir socorro.
“É um aplicativo, ele tem quatro ferramentas. […] a hora que clicar numa parte que é amarelinho, ela vai imediatamente para o COE, para a Guarda Civil Municipal. Então o guarda consegue saber, com um toque, onde a pessoa está pedindo ajuda, é só um clique”, detalhou Simone. O sistema utiliza a geolocalização do celular para mostrar a posição exata da vítima, eliminando a necessidade de uma ligação ou mensagem.
A vereadora também aproveitou para celebrar uma conquista importante e diretamente ligada ao tema: a regulamentação da Patrulha Maria da Penha no município. Segundo ela, o projeto existia desde 2017, mas como uma parceria verbal, o que impedia o recebimento de recursos e a participação em cursos de capacitação.
“Não era só uma coisa verbal por boca e fizemos a patrulha. Agora não, agora foi, o prefeito regulamentou”, comemorou. “Então os guardas podem ter cursos, podem vir verba relacionada a esse projeto do trabalho da Guarda na Maria da Penha. Foi um pedido meu, a pedido também da promotora doutora Vivian.”
Para assistir a entrevista completa clique no link : https://www.youtube.com/live/dlmNvrE34To?si=Be15GfoRFBb1lPvz&t=7689