União de secretarias e comunidade marcam eventos esportivos
Em entrevista por telefone à Rádio Clube na segunda-feira, 29 de setembro, o secretário de esportes, Almir Vidal, fez um balanço das atividades esportivas que agitaram São Manuel. Ele detalhou a organização e os resultados das Olimpíadas Escolares, do Festival de Skate e da Gincana da Alegria.
O primeiro tema abordado foi o encerramento das Olimpíadas Escolares 2025. Almir explicou como o evento foi concebido: “Foi um trabalho entre a Secretaria de Esporte com a Secretaria de Educação. A gente faz mais ou menos uns dois meses aí que a gente está organizando junto com os professores e os professores fizeram uma seleção de cada escola para que a gente fizesse e realizasse os jogos, as disputas ali no polo esportivo durante a semana do dia 22 ao dia 26”.
Questionado sobre a participação, o secretário informou que o evento envolveu as escolas municipais. “Foi em torno de 52 alunos, em média, por escolas. Foi feita uma seleção para cada modalidade, os professores montaram um time e foram realizados jogos durante essa semana. As vitórias foram na somatória de pontos para dar o campeão geral no final”.
Almir Vidal considerou o evento um protótipo para ações futuras, destacando o retorno positivo. “Tudo o que a gente está fazendo agora é um protótipo para as ações futuras. Teve um retorno muito positivo, as crianças foram muito participativas, os professores, as escolas”. Ele já planeja uma edição maior para o próximo ano. A principal dificuldade encontrada, segundo ele, foi o planejamento. “A maior dificuldade que a gente teve (…) foi a questão do planejamento do calendário escolar. Ocorreu tudo certo, mas se a gente tivesse tempo a planejar no ano passado, por exemplo, ficaria muito mais fácil”.
Em seguida, o secretário comentou sobre o primeiro festival de skate, realizado na COHAB, que também foi um sucesso. “Foi mais uma ação, mais um evento que a gente teve uma resposta positiva. A princípio, a gente ia fazer um festival para que as crianças conhecessem a modalidade, para que a gente pudesse se reaproximar os praticantes do skate com a administração”. Ele ressaltou a união de várias pastas, como Cultura e Gestão, além do apoio de atletas locais. “Teve mais uma vez a demonstração da união das pastas da nossa secretaria (…). A gente teve a demonstração da união que a nossa equipe tem, o suporte que a administração está dando”. O evento integrou diversas atividades, como grafite, plantio de árvores e conscientização sobre o Setembro Amarelo.
Sobre a participação no festival de skate, Almir destacou a presença feminina. “Inclusive o primeiro e segundo lugar do infantil foi feminino que ganhou, porque a gente fez mulher e homem juntos. E as meninas ganharam o primeiro e o segundo lugar”..
Gincana da Alegria, realizada em Aparecida, foi o terceiro evento discutido. “Essa Gincana da Alegria é uma ação que visa atender todos os bairros”, explicou. “Qual que é a ideia? É a gente levar uma manhã de atividades esportivas, de atividade física, direcionada às crianças, para que eles possam conhecer algumas brincadeiras, como o cabo de guerra, a corrida do ovo, e que a gente possa trazê-los para a gente, nessa grande concorrência que a gente tem com a tecnologia”. O secretário estimou a participação de quase 100 crianças em Aparecida e 160 na edição da Santa Mônica, mas reforçou: “A gente está pensando em qualidade e não em quantidade. A quantidade está vindo na sequência”.
Por fim, Almir Vidal adiantou os planos para a reta final do ano. “A gente vai ter a Gincana agora dia 4 na COHAB, a gente vai dar uma pausa nas Gincanas pelas festividades de outubro”. Após a pausa, os eventos retornam. “Paralelo a isso, a gente está tendo o Society Municipal, o Society dos Funcionários Públicos. Encerrando o Society, a gente vai abrir o Campeonato de Futebol de Salão e o Campeonato dos Veteranos. Ainda já está confirmada uma corrida cross-country (…) e o Duatlo”.
Acompanhe a entrevista completa clicando no link: https://www.youtube.com/live/pg5IxF3M7Eg?si=FBGahc7OZGyE_zFR&t=8328