Deputado Federal Rodrigo Gambale impulsiona abaixo-assinado por Hospital Veterinário Público em Botucatu

O deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos) está mobilizando a população de Botucatu por meio de um abaixo-assinado online que visa a criação de um Hospital Veterinário Público na cidade. Observou-se em seu Facebook um anúncio impulsionado que direciona os interessados a preencherem um cadastro, com a promessa de que sua equipe entrará em contato. A iniciativa faz parte de uma campanha mais ampla do parlamentar, que defende a importância de hospitais veterinários em todas as cidades brasileiras.

#Botucatu #HospitalVeterinárioPúblico #RodrigoGambale #CausaAnimal #SaúdePública #AbaixoAssinado

Deputado Rodrigo Gambale defende investimento em saúde animal como chave para a saúde pública humana

A campanha lançada pelo deputado federal Rodrigo Gambale para a criação de um Hospital Veterinário Público em Botucatu, promovida por meio de um abaixo-assinado em redes sociais, reflete uma visão estratégica do parlamentar sobre a saúde e o bem-estar animal no Brasil. Gambale defende que o investimento em saúde veterinária é crucial também para a saúde humana.

Em entrevista concedida em fevereiro deste ano, o líder do Podemos na Câmara ressaltou a interconexão entre a saúde animal e a humana. “Para aqueles que acreditam que o investimento deve ser feito apenas em saúde, segurança e educação, e que não se deve investir na causa animal, calma, pois agora vocês entenderão o principal motivo disso”, afirmou Gambale. Ele explicou que “62% das doenças que nos acometem os seres humanos são derivadas de doenças zoonóticas. Isso significa que, a cada cinco doenças que os humanos têm, três delas surgiram em animais ou vieram de animais. Hoje, só para terem uma ideia, são mais de 200 zoonóticas que nós temos no Brasil.”

O deputado também apresentou dados sobre a expressiva população de animais de companhia no país. Citando um dado alarmante, Gambale informou que “o Brasil hoje possui 37 milhões de lares com animais, o que equivale a dizer que 53% das casas do Brasil vivem cães e gatos. Desses, 54 milhões são cães e 30 milhões são gatos, totalizando 84 milhões de animais de companhia. Isso é mais do que o número de filhos por casal.” Ele comparou essa estatística à queda na taxa de natalidade: “Em 1960, o Brasil tinha uma média de 6,28 filhos por casal. Essa média, para 2020, caiu para 1,5 filho por casal. Cada casa hoje tem quase dois animais dentro delas.”

Para Gambale, esses números evidenciam “a importância de termos hospitais veterinários para cuidar da saúde desses animais, proporcionar mais dignidade e, principalmente, realizar mais castrações.” Ele traça um paralelo econômico: “Temos um dado que indica que, a cada um real investido em saneamento básico, economizamos quatro reais em saúde. Tenho certeza de que, a cada um real investido em castração, conseguiremos diminuir a população animal nas ruas e retornaremos muito mais do que quatro reais de economia na área da saúde.”

O deputado federal enfatiza a “importância muito grande de trabalharmos na saúde preventiva dos pets, tanto de cães quanto de gatos, e no investimento em castração. Dessa forma, teremos uma grande economia em saúde pública no nosso Brasil.”

Rodrigo Gambale afirmou que tem lançado, “juntamente com alguns deputados e parceiros, uma campanha para a criação de hospitais veterinários em todas as cidades do nosso Brasil. Trabalhamos em parceria com a ONG Gaari para atingirmos a meta de mais de 50 mil cães e gatos castrados em todo o país. Esse é o maior programa de castração animal do Brasil, executado em parceria com a ONG Gaari.”

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.