A E. E. Dr. Manuel José Chaves, conhecida como “Instituto”, está inovando ao oferecer cursos técnicos profissionalizantes, como Logística e o futuro curso de Enfermagem, permitindo dupla certificação aos seus alunos. A escola também celebra a conquista de um estudante que fará intercâmbio na Nova Zelândia, reforçando seu compromisso em abrir novas portas para o mercado de trabalho e o mundo.
#SãoManuel #Instituto #CursosProfissionalizantes #Intercâmbio #EducaçãoPública #Oportunidades
Instituto passará a contar com curso técnico em Logística e Enfermagem

O Instituto Dr. Manuel José Chaves, em São Manuel, tem se destacado por suas inovações e pela ampliação das oportunidades para seus alunos. Em entrevista à Rádio Clube FM, a diretora da escola, Professora Lucimara Josepetti, compartilhou com Thiago Melego as novidades que estão transformando o futuro educacional dos estudantes.
Um dos grandes destaques é a implementação de cursos de educação profissional, permitindo que os alunos saiam do Ensino Médio com certificações. “O aluno sai daqui com uma das duas certificações no ensino médio, na primeira série do ensino médio ele manifesta interesse em um itinerário de educação profissional”, explicou a diretora. Atualmente, a escola já oferece o curso de Logística, e para o ano de 2026, uma grande novidade foi anunciada: “Nós vamos ter o curso técnico de enfermagem. É a única escola da Diretoria de Ensino de Botucatu que vai ter o curso de enfermagem na educação profissional. Os alunos também farão os estágios remunerados e já saíram daqui para o mercado de trabalho.” Esses cursos são integrados ao ensino regular e os alunos que ingressam no PEI (Programa Ensino Integral) a partir das 14h15 terão a oportunidade de optar por um dos itinerários profissionais.
Além disso, a escola celebra uma conquista internacional. Lucimara Josepetti anunciou com orgulho que um aluno do segundo ano do Ensino Médio, o Lucas Justino, está prestes a embarcar para a Nova Zelândia em um programa de intercâmbio. “Um aluno do segundo ano do ensino médio, ele irá para Nova Zelândia, agora estamos nos trâmites finais, ele foi selecionado nas provas do Saresp […] que oportuniza para o aluno essa condição de ir para o intercâmbio, que é super importante para nós, sabermos que a escola pública oferece essa condição agora”, afirmou a diretora, destacando que o estudante representará São Manuel e servirá de inspiração para os colegas.
🎒 500 novos alunos selecionados para intercâmbio
- O governo do Estado de São Paulo anunciou os 500 estudantes da rede pública escolhidos para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo.
- Somam-se aos 500 alunos já selecionados anteriormente, totalizando 1.000 beneficiados em 2025.
🌍 Destino internacional
- Os intercambistas terão estadia de três meses em países de língua inglesa como Canadá, Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia.
- 332 alunos já embarcaram; os demais viajarão nos próximos meses.
📝 Critérios de seleção
- Participação no curso preparatório de inglês.
- Frequência regular no Ensino Médio.
- Desempenho em prova de inglês e boas notas bimestrais.
📌 Diversidade geográfica
- Alunos de 318 cidades diferentes estão entre os selecionados.
- Alguns estudantes são os primeiros representantes de seus municípios no programa.