Morre aos 108 anos ‘Seu Antônio’, símbolo de sabedoria e generosidade em Pratânia

Antônio Quessada Gimenes, o “Seu Antônio”, morador mais antigo de Pratânia, faleceu aos 108 anos nesta quarta-feira (16). Figura querida e símbolo de sabedoria, deixa quatro filhos, 11 netos e 19 bisnetos. O velório ocorre nesta quinta-feira (17) e um busto será erguido em sua homenagem.

#Pratânia #Longevidade #SeuAntônio #Sabedoria #Busto #Homenagem

Legado de amor, independência e reconhecimento marca a história de Seu Antônio

Faleceu nesta quarta-feira (16), aos 108 anos, Antônio Quessada Gimenes, conhecido carinhosamente como “Seu Antônio”, em Pratânia (SP). Considerado o morador mais velho da cidade, ele era visto como símbolo de sabedoria, bom humor e generosidade pela comunidade.

Nascido em 30 de abril de 1917, em São Manuel (SP), Seu Antônio era filho de mãe brasileira e pai espanhol, e cresceu em meio a uma numerosa família de onze irmãos, alguns dos quais deram nome a ruas e praças de Pratânia. Em 1940, aos 22 anos, casou-se com Carolina de Plácido, com quem teve quatro filhos: Otília, João, Pedro e Vicentina. Ao longo das décadas, a família se multiplicou, totalizando 11 netos e 19 bisnetos.

O velório acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 6h, no Velório Municipal, e o sepultamento está marcado para as 16h.

Mesmo aos 106 anos, em entrevista à TV TEM em 2023, impressionava pela vitalidade e independência. Morava sozinho, recebia o auxílio de uma empregada apenas uma vez por semana e fazia questão de buscá-la e levá-la de carro. “Eu vivo sozinho, tenho só uma empregada que vem uma vez na semana. Eu busco ela cedo e levo ela embora de tarde de carro”, relatou.

Durante a conversa, compartilhou sua filosofia de vida: “A vida é um romance. Tem que fazer o bem e não olhar a quem. Quem faz o bem, dorme melhor, não perde o sono de noite. A vida é corrida sempre, mas com calma se chega lá.” Manter uma rotina simples, dormir cedo e acordar entre 3h e 4h da manhã, eram parte do seu segredo para a longevidade.

A filha mais nova, de forma carinhosa e bem-humorada, descreveu o centenário como “muito independente” e se referia a ele como “moleque travesso”, destacando sua energia inabalável.

Em reconhecimento à sua trajetória, as vereadoras Ana Maria Quessada Gimenes (PP) e Sandra de Andrade Santos (MDB) propuseram, em janeiro deste ano, a construção de um busto de Seu Antônio na Praça Padre Segundo Quessada, no bairro Pratinha, homenagem aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.