Antônio Quessada Gimenes, o “Seu Antônio”, morador mais antigo de Pratânia, faleceu aos 108 anos nesta quarta-feira (16). Figura querida e símbolo de sabedoria, deixa quatro filhos, 11 netos e 19 bisnetos. O velório ocorre nesta quinta-feira (17) e um busto será erguido em sua homenagem. |
---|

#Pratânia #Longevidade #SeuAntônio #Sabedoria #Busto #Homenagem
Legado de amor, independência e reconhecimento marca a história de Seu Antônio
Faleceu nesta quarta-feira (16), aos 108 anos, Antônio Quessada Gimenes, conhecido carinhosamente como “Seu Antônio”, em Pratânia (SP). Considerado o morador mais velho da cidade, ele era visto como símbolo de sabedoria, bom humor e generosidade pela comunidade.
Nascido em 30 de abril de 1917, em São Manuel (SP), Seu Antônio era filho de mãe brasileira e pai espanhol, e cresceu em meio a uma numerosa família de onze irmãos, alguns dos quais deram nome a ruas e praças de Pratânia. Em 1940, aos 22 anos, casou-se com Carolina de Plácido, com quem teve quatro filhos: Otília, João, Pedro e Vicentina. Ao longo das décadas, a família se multiplicou, totalizando 11 netos e 19 bisnetos.

O velório acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 6h, no Velório Municipal, e o sepultamento está marcado para as 16h.
Mesmo aos 106 anos, em entrevista à TV TEM em 2023, impressionava pela vitalidade e independência. Morava sozinho, recebia o auxílio de uma empregada apenas uma vez por semana e fazia questão de buscá-la e levá-la de carro. “Eu vivo sozinho, tenho só uma empregada que vem uma vez na semana. Eu busco ela cedo e levo ela embora de tarde de carro”, relatou.
Durante a conversa, compartilhou sua filosofia de vida: “A vida é um romance. Tem que fazer o bem e não olhar a quem. Quem faz o bem, dorme melhor, não perde o sono de noite. A vida é corrida sempre, mas com calma se chega lá.” Manter uma rotina simples, dormir cedo e acordar entre 3h e 4h da manhã, eram parte do seu segredo para a longevidade.
A filha mais nova, de forma carinhosa e bem-humorada, descreveu o centenário como “muito independente” e se referia a ele como “moleque travesso”, destacando sua energia inabalável.
Em reconhecimento à sua trajetória, as vereadoras Ana Maria Quessada Gimenes (PP) e Sandra de Andrade Santos (MDB) propuseram, em janeiro deste ano, a construção de um busto de Seu Antônio na Praça Padre Segundo Quessada, no bairro Pratinha, homenagem aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.