
A primeira reunião da Comissão Municipal de Trânsito de São Manuel, realizada em 8 de maio de 2025, definiu novas alterações de sentido em várias vias da cidade e aprovou limitações para circulação de caminhões. O encontro contou com representantes da administração e demandas importantes para a mobilidade urbana local.
#SãoManuel #Trânsito #ComissãoMunicipal #MobilidadeUrbana #MudançasNoTrânsito #Caminhões
Reunião define sentidos únicos em ruas e veda circulação de caminhões com mais de três eixos na vicinal Nilo Lisboa Chavasco
A reunião, conduzida pelo presidente Edilson Aparecido Rafael, foi motivada pela necessidade de adequar o município à Lei nº 1155/2013 e trouxe à pauta solicitações de alteração de sentido em ruas de grande circulação. Após análise, ficou definida a passagem de mão dupla para sentido único nas ruas Antônio da Mota Macedo (próxima à praça Tonico e Tinoco), Sete de Setembro (abaixo do Jaú Serve) e Santa Maria (Vila Santa Terezinha). Todas as propostas foram aprovadas pela comissão.
Avenida Irmãs Cintra terá estudo mais específico de viabilidade para virar sentido único e adotar estacionamento em 45º. Também foi aprovada alteração na mão da marginal da Avenida José Horácio Mellão (rua Nicolau Grandini) e a proibição de circulação de caminhões acima de três eixos na Vicinal Nilo Lisboa Chavasco (ligação entre a região central a faculdade Marechal Rondon).
As alterações devem entrar em vigor daqui 30 dias. Antes disso a prefeitura deve trabalhar com sinalização e uma campanha avisando a população.
Outras possíveis melhorias serão avaliadas e apresentadas em próxima reunião, incluindo o sentido de direção na estação ferroviária, opções para estacionamento na Avenida do Café e semáforo na Rua Mariano Catalan.
A Comissão reforçou o compromisso em aprimorar a mobilidade urbana de São Manuel, ouvindo demandas da população e promovendo estudos técnicos para segurança e fluidez do trânsito.