Sem maternidade, não temos mais são-manuelenses. A caminho da extinção?

Em 2024, São Manuel registrou 310 nascimentos e 310 óbitos, mas o fechamento da maternidade da Santa Casa em outubro levanta preocupações sobre o impacto nos recursos do SUS e o crescimento populacional, conforme relatado por Pedro Biandan.

#FechamentoDeMaternidade #SãoManuel #RecursosGovernamentais #DesafiosPopulacionais #SaúdePública

Impacto do fechamento da maternidade em São Manuel

Em uma análise revelada por Pedro Biandan no Jornal da Clube, dados do Cartório do Registro Civil do Município mostram que, em 2024, São Manuel teve 310 nascimentos e 310 mortes. O fechamento da maternidade da Santa Casa em outubro daquele ano já começou a ter repercussões significativas, pois muitos nascimentos passaram a ocorrer em cidades vizinhas como Lençóis Paulista e Botucatu.

Essa mudança indica que a população de São Manuel pode encolher e se nada mudar, podemos ter pessoas que vão se mudar a São Manuel, mas não novos são-manuelenses!

Antes do fechamento, o hospital realizava uma média de 30 partos mensais, mas esse número já havia caído para 8 ou 9 partos devido a restrições financeiras, com o governo repassando apenas cerca de R$ 40 mil mensais, tornando a operação inviável.

O prefeito Odirlei Félix e o vice-prefeito Ge Barros afirmaram estar cientes do problema e estão empenhados em buscar soluções. “Assim como temos feito com outros problemas desde que assumimos, faremos o possível para reverter esta situação”, declarou o prefeito. Eles estão em busca de parcerias que possam tornar viável a realização de partos novamente na cidade.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.