Governo avalia retorno do horário de verão para enfrentar estiagem no Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou nesta quarta-feira (11) que o governo está considerando a reintrodução do horário de verão como uma medida para economizar energia em meio à atual estiagem que afeta o Brasil.

Silveira destacou a importância de explorar todas as possibilidades que possam contribuir para a modicidade tarifária e a segurança do setor energético. “Estamos na fase de avaliação da necessidade ou não de horário de verão”, declarou o ministro, frisando que o tema está em discussão, mas ainda sem uma decisão final.

Além dos aspectos energéticos, o ministro mencionou outros impactos potenciais do horário de verão que estão sendo considerados, como os efeitos econômicos. “Ele [horário de verão] tem outros efeitos que têm que ser analisados pelo governo como um todo, além da questão energética, que é a questão da economia. Ele impulsiona a economia do turismo, dos bares, dos restaurantes e a economia cotidiana”, explicou Silveira.

O horário de verão foi suspenso em 2019 durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, a decisão foi fundamentada em estudos que analisaram tanto a economia de energia obtida quanto os efeitos sobre o relógio biológico da população.

Fonte: CNN Brasil

#HorárioDeVerão #EconomiaDeEnergia #MinasEnergia #Estiagem #Brasil #PolíticaEnergética

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.