A piracema, período de reprodução dos peixes de água doce, termina na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro. A partir de 1º de março, a pesca estará liberada em rios e lagos, mas com algumas restrições.
A piracema é um período de proteção dos peixes, garantindo a reprodução e a preservação das espécies. Durante esse período, a pesca é proibida para evitar a captura de peixes em fase de desova.
Mesmo com o fim da piracema, algumas restrições para a pesca continuam em vigor. É proibido capturar peixes menores que o tamanho mínimo permitido para cada espécie. A pesca de espécies exóticas, como a tilápia e a corvina, é permitida. Além disso, é proibido o uso de redes, tarrafas e outros apetrechos que possam prejudicar o meio ambiente.
Para pescar de forma legal, é necessário possuir uma licença de pesca amadora com vara e anzol, que pode ser obtida online ou em lojas especializadas.
Para mais informações sobre as regras da pesca, consulte o site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): www.gov.br/ibama/pt-br.
É importante pescar com responsabilidade, respeitando as regras da piracema e as normas de pesca. Utilize apenas equipamentos e técnicas permitidas, solte os peixes menores que o tamanho mínimo e as espécies em extinção e não pratique a pesca predatória. Preservar o meio ambiente aquático é fundamental para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.