O Estado de São Paulo abriga um dos maiores patrimônios naturais em cavernas do país. Com mais de 700 sítios catalogados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o estado concentra cerca de 12,5% do total de cavernas brasileiras.

A maioria das cavernas paulistas está localizada na região sul do estado, no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), que é tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Petar abriga 441 cavernas, incluindo a Casa da Pedra, que tem o maior pórtico de entrada do mundo, com 215 metros de altura.

Outras regiões do estado também possuem cavernas de grande beleza e importância natural. Na região central, por exemplo, a Caverna do Diabo, em Eldorado, é uma das mais visitadas do Brasil. Com cerca de 6,5 mil metros de extensão, a caverna abriga formações espetaculares, como estalagmites, estalactites e colunas.

As cavernas paulistas são um importante atrativo turístico, atraindo visitantes de todo o país e do mundo. Elas também são um importante patrimônio natural, que deve ser preservado.

Algumas das cavernas mais visitadas em São Paulo:

Caverna do DIabo, Eldorado

image

Casa da Pedra, Peta

trilha-da-casa-de-pedra-a-caverna-com-maior-entrada-do-mundo-9a5fe5-maior

Para visitar as cavernas de São Paulo, é necessário contratar um serviço de guia turístico. A maioria das cavernas abertas à visitação pública possui estrutura de apoio, como estacionamento, banheiros e restaurantes.

Caverna de Santana, Petar

1200px-Caverna_Santana_por_Luan_Alves_Chaves_19

Caverna da Água Suja, Petar

6d654b81342eacaa944d992ed0d5a5c4

Caverna do Couto, Iporanga

caverna-do-couto

Share this content:

Thiago Melego

Radialista e jornalista. Formado em administração de empresas, gestão de recursos humanos, MBA em negociação e vendas. Atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Software.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com