Crônica: Meus desejos para a Nina

No fim de janeiro tive a felicidade de receber a notícia do nascimento de mais uma neta, a Nina, minha cidadã britânica, uma vez que meu filho Thiago e minha nora Bianca residem em Londres.

O fato de estarmos longe, nos faz lutar ainda mais com a ansiedade pois não temos, neste momento, como estar lá, vê-la, beijá-la, curti-la.

Assim mando daqui aquele meu abraço pelo espaço, cheio de energia e de amor para vocês três, pois afinal não existe lugar melhor no mundo do que dentro de um grande abraço.

A Nina nasceu no dia de São Francisco de Sales, um santo nascido em um Castelo, mas que graças a sua mãe, uma condessa, foi inteligentemente formado na simplicidade e na cultura dos padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu outras línguas.

São Francisco, graças à vida exemplar, se tornou o apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do nosso Deus Pai.

Coincidentemente, São Francisco de Sales é também o patrono dos escritores e jornalistas, cujo hobby tenho me dedicado nestes últimos anos.

Ao juntar todas essas emoções e informações e temperando com todos estes fatos da vida de São Francisco de Sales que envolvem amor, doçura, misericórdia, literatura, simplicidade, línguas, boa formação e amor, me fez lembrar de alguns conselhos que dei ao Thiago e Bianca, anos atrás, no dia em que se casaram.

Assim quero reescrever aqui agora estes conselhos parafraseando alguns exatamente por ser hoje, a Nina, o fruto maior do amor entre os dois.

Espero que um dia, ela possa lê-los e saber quais foram estes pequenos e singelos conselhos do seu vovô, que nasceram no casamento dos seus pais e frutificaram até o dia do seu nascimento 24/01/2022:

“O que mais lhe desejo Nina é que você tenha sempre a coragem de ousar, de viver cada sonho e de acreditar em todos eles.

Desejo que, você tenha sempre no coração o amor, a fé e a esperança em tudo o que fizer ou se dedicar. Que você seja sempre livre para amar.

Desejo que, a cada erro que cometa, nesta vida, seja sempre motivo de aprendizado e que as lições aprendidas possam ficar impregnados na sua alma, de tal modo que a ajudem a se tornar, a cada novo dia, um ser humano melhor.

Desejo que, se lembre, sempre, que a vida é feita de momentos, momentos alegres e momentos tristes, e que você possa ter sempre a inteligência de extrair de cada um deles o melhor.

Desejo que, curta a vida, viva intensamente, cultive muitos amigos, ame a todos que puder com sinceridade, seja grata e jamais se esqueça de ajudar todos aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que você.

Desejo que, as lágrimas vertidas, no dia da sua passagem para outro plano possam conter muito mais alegria do que estas primeiras lágrimas que verteu hoje durante o seu nascimento.

Desejo que, plante muitas árvores, leia muitos livros, viaje bastante, ame muito e sonhe sempre sonhos lindos.

Desejo que, tenha frutos e tenha filhos, de modo que no final da vida, ao olhar para trás, possa ver com muito orgulho o grande legado que deixou.

Como disse São Francisco de Sales, o Santo deste seu dia de nascimento:

– A doçura é um raio do céu que nos faz ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus.

Desejo enfim que, você possa vir vestida com essa mesma doçura de modo a nos abrir ainda mais os olhos para todas as coisas de Deus!

Vovô José Luiz Ricchetti “

 

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.