São Manuel recebe um dos maiores especialistas em Sudário do Brasil

São Manuel recebe um dos maiores especialistas em Sudário do Brasil

Prof. Jack Brandão estará na região, no dia 26 de novembro, para lançamento do seu romance A Saga Desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja

O pano de linho que teria envolvido o corpo de Cristo após sua crucificação, o Santo Sudário, segue intrigando religiosos, cientistas e demais pesquisadores a respeito de sua veracidade. Considerada a relíquia mais importante do Cristianismo, o tecido, para alguns pesquisadores, não passaria de uma pintura medieval; enquanto para outros, seria a verdadeira imagem de Cristo. Embora muitas pesquisas tenham surgido a respeito da relíquia, um estudo inédito envolvendo a arte e a ciência foi elaborado pelo Prof. Dr. Jack Brandão, um dos maiores especialistas em Santo Sudário no Brasil, que afirma não ser possível o tecido ser uma pintura medieval.

Para melhor compreensão de sua pesquisa, o professor nos leva para uma viagem histórica, filosófica, teológica e imagética, em torno do tecido, por meio de seu romance A Saga Desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja, da Editora Lumen et Virtus. No dia 26 de novembro, a partir das 19h30, acontecerá o lançamento do livro Cine-Teatro Municipal, em São Manuel (SP), com uma palestra proferida pelo professor, a convite da Prefeitura Municipal de São Manuel, do Padre Laudo Corrêa e da Editora Lumen et Virtus.

A obra não se resume apenas a contar a trajetória da relíquia – desde a origem do tecido, iniciando-se com a plantação do linho a sua chegada a Jerusalém, os meios empregados para salvá-lo e protegê-lo de seus possíveis inimigos, até sua elevação a objeto científico, a partir da fotografia de Secondo Pia, em 1898 –, mas também a abordar todo o contexto que a acompanhou, como a história da Igreja e a dos Impérios pelos quais passou, em mais de dois mil anos de cristianismo.

Fruto de um intenso trabalho de pesquisa que durou anos, a obra faz perceber a importância de se compreenderem as partes para a compreensão do todo e como aquelas se revelam maior do que este. Para isso, o autor amplia o olhar sobre o objeto de estudo ao apresentar uma cronologia que envolve um dos maiores mistérios da humanidade. Temos, portanto, uma obra que ousa levar o leitor a questionamentos e a reflexões sobre até que ponto ele, realmente, conhece a história de Jesus e da Igreja.

“Para mim será uma grande honra poder abordar meu trabalho de pesquisa e obra a respeito da relíquia, em um espaço tão primoroso como o Mosteiro Ain Karim, ainda mais com com a recepção ilustre do querido Padre Antônio Maria. Certamente o lugar contribuirá para levar os participantes ao período e contexto abordados”, ressalta o autor.

sudario-sao-manuel-1024x735 São Manuel recebe um dos maiores especialistas em Sudário do Brasil

Sobre a pesquisa do Prof. Dr. Jack Brandão

No ano de 1978, após exaustiva investigação, diversos cientistas dos EUA afirmaram que não havia tinta no tecido do Sudário, mas não conseguiram explicar a origem da imagem ali estampada. Dez anos depois, uma bomba: o resultado do exame de carbono 14, realizado por três laboratórios de ponta, afirmou que o pano seria uma criação medieval.

Em 2018, pesquisadores da Liverpool John Moores University, no Reino Unido, e da Universidade de Pavia, na Itália, reafirmaram que a relíquia é uma falsificação produzida na Idade Média, ao realizarem experimentos com sangue humano, manequins e voluntários. Tais resultados – não poderia ser diferente –  foram todos contestados.

Brandão é um dos contestadores. Para ele, a relíquia não pode ser uma pintura medieval, porque as obras artísticas na Idade Média deveriam possuir padrões comuns daquela época, e nenhuma delas é parecida com os traços da imagem presente no lençol.

Segundo o pesquisador, tal estudo fica claro quando se observam as diferenças entre as pinturas de Cristo e os traços presentes na relíquia. “O homem do Sudário está completamente nu. Já as primeiras obras artísticas que retratam Jesus crucificado mostram-no de olhos abertos e vestido com as roupas sacerdotais, não como se apresenta no lençol mortuário”.

Essas e muitas outras curiosidades serão abordadas no dia 11 de novembro, no lançamento da obra que é apenas a primeira de uma série de livros a ser lançada pelo professor sobre o tema.

Serviço:

Lançamento da obra A Saga Desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja e palestra sobre o tema

Local: Cine-Teatro Municipal: Rua Epitácio Pessoa, 233, Centro, São Manuel (SP)

Horário: às 19h30

Sobre o Prof. Dr. Jack Brandão:

Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS IMAGO LAB, editor da Lumen et Virtus, Revista interdisciplinar de Cultura e Imagem, pesquisador sobre a questão imagética em diversos níveis, como nas artes pictográficas, escultóricas e fotográficas.  

Mais informações: https://www.jackbran.pro.br/sudariodeturim.html

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!