As equipe de vacinação da Vigilância Epidemiológica cumprindo, o protocolo estabelecido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, informa que para evitar perdas das doses de vacina enviadas aos pontos de vacinação, os frascos não deverão ser abertos, caso não tenha o número suficiente de pessoas para esgota-lo.
Essa norma se deve ao fato de que a vacina Sinovac/Butantan pode permanecer aberta por até 08h. Já a vacina Astrazeneca pode permanecer aberta por até 06h. Após esse prazo, as doses podem estar comprometidas.
Caso não haja o número de pessoas necessárias para abrir um frasco e esteja próximo ao horário de encerramento da vacinação, deverá ser feito um agendamento para que estas pessoas voltem em outro dia e horário. Esse tipo de situação pode vir a acontecer quando a pessoa deixa para se vacinar próximo ao horário de encerramento da vacina.
Em São Manuel, por exemplo, a vacinação vai das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, nos locais pré-determinados. Como a vacinação é feita no sistema drive-thru (dentro do carro), as pessoas devem obedecer a ordem de chegada; ou seja, se forem a pé, devem procurar pela senha, que é entregue por um servidor municipal, na fila de carros que se forma e esperar pela vez de ser atendida.
Independente da cidade, as pessoas podem inclusive fazer o seu cadastro no site do vacinajá.sp.gov.br, que irá facilitar muito para o lançamento obrigatório dos dados de sua vacina no sistema da Secretaria Estadual de Saúde