
Pela primeira vez em sua história, a Prefeitura de São Manuel, através da UVA – Unidade de Vigilância Animal da Diretoria Municipal de Saúde iniciou no mês de junho o processo de castração gratuita de cães e gatos do município.
Na primeira etapa da realização da castração, a equipe do Castramóvel, responsável pela ação, realizou 208 castrações que abrangeram o Distrito de Aparecida e os bairros Santa Mônica e Vila Ayres.
A segunda etapa do mutirão foi realizada no último dia 9 de julho, onde estavam agendados 217 animais entre cães e gatos para serem cadastrados pertencentes aos moradores dos bairros São Geraldo e Vila Rica.
Mesmo todos os inscritos recebendo ligações telefônicas próximas às datas para que pudessem lembrar de levar seus animais para as castrações, dos 217 agendamentos, compareceram 145 animais (66,8%), deixando de serem realizadas 72 castrações (33,2%). Foram cadastrados 24 cães machos e 57 fêmeas; 18 gatos e 46 gatas. Aqueles que infelizmente deixaram de levar seus animais para castrar, perderam a oportunidade, já que não existe nova programação para a realização, num curto espaço de tempo, de novas castrações nos bairros atendidos.
O mutirão compreenderá no total 800 castrações, entre cães e gatos, com o objetivo de reduzir a população de animais abandonados e, desta forma, prevenir indiretamente zoonoses e outras complicações.
A próxima etapa está programada para atender os animais dos bairros Cohab III, parque Albatroz e bairro Canepelle, cujas castrações serão realizadas na Rua Antonio Sabino (no campo de bocha da Cohab III).
