Em uma entrevista abrangente ao Jornal da Clube, o vereador reeleito Jacó Ferreira dos Santos discutiu com Thiago Melego suas realizações passadas, planos futuros e os desafios que enfrenta em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de São Manuel. Com uma votação expressiva, Jacó atribui seu sucesso ao trabalho contínuo e à proximidade com a população.
Trajetória e Realizações:
Jacó destacou seu histórico de quase 200 indicações, requerimentos e projetos durante seus mandatos anteriores. “Eu acho que é o resultado do trabalho. Eu acredito que a população, uma grande parte aí analisa, acompanha. Muitas vezes não se manifesta, mas acompanha e veja o que o vereador está fazendo, se realmente está trabalhando,” afirmou.
Em termos de recursos, o vereador ressaltou sua eficácia: “Se for colocar em emenda parlamentar, dos deputados, é quase dois milhões de reais. […] Só de emenda impositiva nesse ano, juntando 2021, 2022, 2023 e 2024, chegando seis milhões de recursos.”
Emendas Impositivas:
Uma das principais conquistas de Jacó foi a implementação das emendas impositivas municipais. Ele narrou como a ideia surgiu: “Numa viagem a São Paulo, na Assembleia Legislativa, […] um cidadão sentado do meu lado, ele puxou o assunto comigo. […] Ele falou, mas e as emendas de vocês lá em São Manuel? […] Na hora, não deixei ele acabar de falar. Peguei o telefone, liguei para o doutor Abel.”
Esta iniciativa resultou em benefícios para todas as entidades da cidade, com valores crescentes ao longo dos anos: “No primeiro ano foi em torno de 110 mil, […] No segundo, já estava toxico para 165, e esse ano aqui foi de 222 mil.”
Projetos e Prioridades:
- Transporte Público: Jacó apoiou o plano do prefeito eleito para melhorar o transporte coletivo, incluindo uma tarifa de R$1,00. “Isso dá para se fazer, vai ser feito, logicamente que não já nos primeiros meses, porque tem que entrar, tem um contrato que a empresa Fênix ainda tem para terminar e cumprir,” explicou.
- Turismo em Aparecida de São Manuel: “São Manuel, ele só conseguiu ser MIT [Município de Interesse Turístico]. O fator predominante foi Aparecida de São Manuel. […] Nada mais justo, esse dinheiro, não vou falar tudo, mas que boa parte dele seja investido em Aparecida de São Manuel.”
- Transmissão da Festa de Aparecida: Jacó revelou planos ambiciosos: “Se Deus quiser em 2025 a gente conseguir fazer essa transmissão pela TV Aparecida para dar visibilidade à festa de Aparecida no dia 15.”
- Desenvolvimento do Distrito Industrial: “A gente tem um distrito na melhor localização de toda a região, […] E é uma judiação a gente não ter explorado isso. […] Que se contratasse, fizesse uma licitação com alguma empresa de TV, que seja Globo, SBT, Band, enfim. Mas que fizesse um trabalho de divulgação em rede nacional.”
Desafios e Fiscalização:
Jacó abordou a importância da fiscalização, especialmente em obras públicas: “Quando se tem uma obra mal feita, de uma empresa que não faz um serviço de qualidade, ela acaba levando mais dinheiro da nossa cidade e tendo mais custo para o cidadão.”
Ele também mencionou desafios como o pagamento das emendas impositivas deste ano e a necessidade de melhorias no transporte público e infraestrutura urbana.
Postura Política:
O vereador enfatizou sua abordagem de “oposição sadia”: “Eu falo que a oposição tem que ser limitada. Ela não pode ser uma oposição que chega ao ponto de atrapalhar o objetivo que é o crescimento e desenvolvimento da cidade.”
Jacó encerrou a entrevista reafirmando seu compromisso com São Manuel e sua disposição para continuar trabalhando pelo desenvolvimento da cidade em seu terceiro mandato.
AREA14-19102024-ENTREVISTAJACO
#SãoManuel #JacóFerreiraSantos #CâmaraMunicipal #PolíticaLocal #DesenvolvimentoUrbano