A Defesa Civil anunciou nesta terça-feira, 27 de agosto, que cidades das regiões noroeste e centro-oeste de São Paulo retornaram à situação de emergência devido às queimadas, após um período de chuvas e baixas temperaturas.
De acordo com o mapa divulgado, Araçatuba está em estado de emergência nesta terça e quarta-feira, 27 e 28 de agosto, respectivamente. Outras cidades, como Andradina, São José do Rio Preto, Bauru e Assis, também estão em alerta para incêndios.
A situação se torna ainda mais crítica na quinta-feira, 29 de agosto, quando Araçatuba, São José do Rio Preto, Andradina, Bauru e Assis entram novamente em emergência. Na sexta-feira, 30 de agosto, e no sábado, 31 de agosto, essas cidades permanecem em situação de emergência.
Os principais fatores que contribuem para o surgimento dos incêndios são as altas temperaturas e a baixa umidade do ar.
Perdas, Transtornos e Prejuízos
Nos últimos dias, a região noroeste de São Paulo registrou incêndios de grandes proporções, resultando em mortes de pessoas e animais. Em Urupês, dois brigadistas perderam a vida enquanto tentavam apagar um incêndio na sexta-feira, 23 de agosto.
Em Santo Antônio do Aracanguá, a prefeitura decretou estado de emergência na segunda-feira, 27 de agosto, após um incêndio que resultou na morte de 43 bovinos carbonizados no sábado, 24 de agosto.
No centro-oeste paulista, um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma área de preservação ambiental (APA) em Ibitinga na sexta-feira. O fogo também danificou um canavial próximo à Rodovia Maurício Antunes Ferraz, entre Ibitinga e Itápolis.
#Queimadas #Emergência #SãoPaulo #DefesaCivil #Incêndios #MeioAmbiente #RegiãoNoroeste #RegiãoCentroOeste #NotíciasSP