Sete coveiros do Cemitério Santo Antônio, em Sorocaba (SP), entraram em greve na manhã desta quarta-feira (13), alegando que não receberam o salário de dezembro. O atraso no pagamento provocou a suspensão de dois sepultamentos programados para aquela manhã.
Duas famílias que perderam entes queridos tiveram que fazer o sepultamento sozinhas. Uma delas conseguiu a ajuda de um coveiro que não aderiu à greve. A outra família contou com a ajuda de uma equipe contratada pela prefeitura para suprir a demanda do dia.
O secretário de Serviços Públicos e Obras de Sorocaba, Darwin José de Almeida Rosa, explicou que o trabalho dos coveiros é um serviço terceirizado e que a prefeitura tem contrato com a empresa responsável pelos colaboradores.
O secretário afirmou que, assim que soube da situação, entrou em contato com a empresa para pedir mais esclarecimentos. Mais tarde, nas redes sociais, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), afirmou que o contrato com a empresa que presta os serviços seria rompido e que os coveiros que entraram em greve poderão responder criminalmente em função do ocorrido.