Max Feffer será palco do FESMURP 2023, que homenageará o saudoso Tião Carreiro

Max Feffer será palco do FESMURP 2023, que homenageará o saudoso Tião Carreiro

IMG-20231111-WA0006 Max Feffer será palco do FESMURP 2023, que homenageará o saudoso Tião Carreiro

O Festival de Música Raiz, que é produzido pela Casa dos Caipiras, acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de dezembro e celebrará 30 anos de saudade do “Rei do Pagode.

Em 1993, o Brasil se despediu de uma de suas maiores lendas da música caipira: o lendário Tião Carreiro. Três décadas após a sua partida, o Centro Cultural Max Feffer, em Pardinho, será palco do tradicional FESMURP (Festival de Música Raiz de Pardinho). O evento está programado para os dias 8, 9 e 10 de dezembro e terá um prêmio de R$ 20 mil em dinheiro.
Vinte duplas pré-selecionadas pela Casa dos Caipiras, competirão durante os três dias de Festival, com músicas inéditas, recebendo, além da premiação em dinheiro, troféus personalizados para os três melhores colocados. Em 2014, o FESMURP homenageou o que teria sido o 80º aniversário de Tião; agora, em sua 14ª edição, o festival reverencia os 30 anos de saudade do inigualável “Rei do Pagode”.
Cultura e Gastronomia – Além das atrações musicais, o FESMURP 2023 trará uma experiência cultural completa no Centro de Cultura Max Feffer. Os visitantes poderão saborear as delícias da praça de alimentação, apreciar a feira de artesanato com trabalhos de artesãos locais e regionais e participar de oficinas educativas. Será uma oportunidade única de imersão na cultura caipira, com a especial presença da família de Tião Carreiro.
Também haverá rodas de conversa com Alex Marli, filha do eterno Rei do Pagode, e Laura Rocha, da renomada dupla Leyde e Laura, compartilhando vivências, histórias e a rica herança da música raiz.
Grandes nomes – O FESMURP 2023 também contará com a presença de grandes artistas contemporâneos de Tião Carreiro e que fizeram parte de sua trajetória, como Delley, da dupla Delley e Dorivan; Rei Gaspar e Majestade, Mococa e Paraiso dentre outros.
Nova geração – Representando a nova geração, as duplas Augusto César e Gustavo, da cidade de São Manuel, e Chrystiann e Karen, de Minas Gerais, garantirão que o espírito da música raiz continue pulsando forte nas almas e nos corações de todas as gerações apaixonadas pela legítima cultura caipira.
Artistas da Região – O Festival também contará com representantes regionais, dentre eles o Grupo “Caipiras da Cuesta – Canto e Viola”; o Grupo de Catireiros de Pardinho, liderados por Karoline Violeira e participação especial do Mestre do Sapateado Caipira Du Catira e seu filho Júnior Viola. Também marcarão presença Violeiros de Pardinho e haverá apresentação do cantor e compositor Jotha Luiz, que tem no repertório músicas consagradas como: “Rédeas do Possante”, gravada por Cesar e Paulinho, Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Sérgio Reis, e o sucesso do Trio Parada Dura “Passa Lá”, que também é de sua autoria em parceria com Tony Gomide.
Um Legado Vivo: Museu Tião Carreiro
Para celebrar a memória deste ícone da música sertaneja raiz, será inaugurado, no domingo 10/12, às 10 horas, o Museu Oficial Tião Carreiro em Pardinho, um espaço exclusivo no Centro Max Feffer, construído com recursos do Município de Interesse Turístico (MIT), que preservará e exibirá uma rica coleção de obras, pertences e momentos preciosos da vida deste ícone, permitindo que as futuras gerações se conectem com sua história e influência.-
Esse evento histórico no contexto da música raiz é de realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativa, PROAC-ICMS, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pardinho e Art Fritas, patrocínio da Havan, produção da Casa dos Caipiras em parceria com o Instituto Jatobás e Centro Max Feffer.
Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de
São Paulo, através do PROAC ICMS e com patrocínio da Havan.
Apoio: Prefeitura Municipal de Pardinho e da Art Fritas.
Produção: Casa dos Caipiras em parceria com o Instituto Jatobás e o Centro Max
Feffer Cultura e Sustentabilidade.

Share this content:

Thiago Melego

Radialista e jornalista. Formado em administração de empresas, gestão de recursos humanos, MBA em negociação e vendas. Atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Software.

Os comentários estão fechados.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com