
Após dois longos anos, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), autorizou a prefeitura de São Manuel executar uma reforma no telhado da EMEF “Dr. Augusto Reis”. O serviço deve ser finalizado ainda neste mês de janeiro e custará R$ 110 mil aos cofres públicos.
A Diretoria Municipal de Educação conseguiu a liberação para a recolocação de 147,83 m2 de telhas tipo francesa/romana, a colocação de 37,60 metros de calhas e 46,80 metros de rufos, a fim de acabar definitivamente com a infiltração das águas das chuvas nas classes de aula e corredores da escola.
Por ser tratar de um prédio pertencente ao Governo do Estado e ter sido tombado, como patrimônio histórico do Município, qualquer alteração que venha a ser feita, mesmo que para melhoria ou correções da estrutura, demandam uma autorização especial do orgão.
A prefeitura informou que foi necessária muita insistência junto ao Condephaat junto ao Conselho formado por representantes de diversas entidades e que se reúne semanalmente ou quinzenalmente para deliberar sobre os processos que lhe são apresentados.
Os bens tombados não poderão ser destruídos, demolidos ou mutilados, e não poderão ser reparados, pintados ou restaurados sem a prévia autorização do Conselho. A empresa Willian de Paula Araújo está realizando as reformas necessárias e autorizadas, que irão custar o valor de R$ 110.596,00 e serão custeadas pelo poder público municipal.
Este problema vinha incomodando alunos, professores, funcionários e a direção da escola, prejudicando o bom andamento das aulas e deteriorando parte do piso, forro e paredes da escola, cujo prédio pertence a Secretaria Estadual da Educação.
A última reforma no local aconteceu no início dos anos 2000, quando parte da estrutura lateral (paralela a rua comendador Manoel José Pupo) precisou ser refeita.