A equipe do Posto de Saúde da Família da vila Rica tomou a iniciativa de ir até a Escola Estadual Prof. Walter Carrer, onde falaram com os alunos sobre infecções sexualmente transmissíveis e a importância das vacinas.
A enfermeira Jéssica e agentes comunitárias de saúde, ministraram uma palestra aos alunos do período da tarde da escola que é estadual.
Os adolescentes correm um risco único de sofrer ISTs, tanto na perspectiva comportamental quanto na biológica. Em relação ao comportamental, é mais provável que os adolescentes se envolvam em comportamentos sexuais de alto risco, como parceiros concorrentes ou sexo sem camisinha.
Em relação à biologia do aparelho genital, as adolescentes mulheres diferem das mulheres adultas. As ISTs podem causar vários problemas de saúde se não tratadas precocemente.
A gonorreia e a tricomoníase podem causar, além de outros agravos, infertilidade. Certos tipos de HPV podem desencadear o câncer. A sífilis não tratada pode evoluir para as fases tardias com complicações cardíacas e neurológicas. O vírus do herpes tem recidivas, mesmo com tratamento. As ISTs também aumentam a susceptibilidade à infecção pelo HIV.