Clima frio pode provocar a sensação de depressão

Clima frio pode provocar a sensação de depressão

Manhãs geladas costumam ser, para algumas pessoas, difíceis por si só. Levantar da cama em dias frios parece exigir um esforço maior do que o comum e o desejo de ficar em repouso aumenta. A sensação de tristeza é recorrente quando as temperaturas abaixam e o fenômeno é denominado por especialistas como depressão sazonal de inverno ou transtorno afetivo sazonal (TAS). A experiência é comum em países de clima temperado, mas também pode ser vivenciada em regiões tropicais.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professor Rogério Bosso, os principais fatores que provocam essa situação são a ausência de luz e o distanciamento social. “Uma onda gelada não pode ser considerada como causa isolada de um diagnóstico de depressão, porém, a tendência é que alguns escolham ficar mais em casa e tenham menos contato com o sol nesse período, o que pode agravar os sintomas de pessoas deprimidas ou provocar o quadro específico do TAS”, enfatiza o acadêmico.

Com longas frentes frias e céu nublado, é possível que haja aumento na produção de melatonina no organismo, hormônio que atua na indução do sono e mantém o padrão noturno de sonolência nas pessoas. A baixa luminosidade solar dificulta, também, a absorção da Vitamina D, relacionada ao combate de sintomas depressivos, além de diminuir os níveis de serotonina e de dopamina no corpo, neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e capazes de regular as atividades cerebrais.

O paciente que sofre com o transtorno pode apresentar alterações de humor, insônia ou falta de sono durante o outono e o inverno, além de variações no apetite, fraqueza, irritabilidade e pouca motivação para atividades comuns da rotina doméstica ou do trabalho. Segundo a ONG Mental Health America, o quadro é mais comum em mulheres, que representam 4 a cada 5 diagnosticados, e em adultos entre 20 e 30 anos.

TRATAMENTO

Como explica o professor Rogério Bosso, o tratamento do transtorno afetivo sazonal deve ser realizado com a combinação entre psicoterapia e medicamentos. Adotar um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e boa alimentação, regula a produção hormonal no organismo e diminui as chances de desenvolver problemas emocionais. “Ao identificar os sintomas de depressão, tanto no contexto das temperaturas baixas quanto em estações quentes, o indicado é procurar por um profissional qualificado para o tratamento adequado”, finalizar o coordenador.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!