Lençóis Paulista cria punição a quem quiser escolher vacina

Lençóis Paulista cria punição a quem quiser escolher vacina

O prefeito Anderson Prado assinou hoje Decreto Executivo 502/2021 que manda para o fim da fila de vacinação contra Covid-19 as pessoas que entrarem na fila e se negarem a receber determinada marca de imunizante. Quem tentar escolher a vacina, será identificado e só poderá se vacinar depois que todos os adultos com mais de 18 anos forem imunizados.

Tanto o Plano Nacional de Imunização quanto o Plano Estadual de Imunização não permitem que a pessoa escolha a marca da vacina que ela vai receber. O motivo é que todas as vacinas em uso atualmente no país são consideradas seguras e eficazes na prevenção da doença e tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Não é do meu perfil administrativo imposições que podem soar como antidemocráticas, porém, não é admissível que, em plena pandemia, com quase duas centenas de mortes em Lençóis Paulista, pessoas se recusem a ser vacinadas, tumultuando a logística do ato vacinal no drive-thru e constrangendo nossos servidores públicos. Portanto, com tristeza e pelo bem do coletivo, emito decreto executivo que envia para o final da fila esses cidadãos, sem direito de escolha do laboratório”, explicou o prefeito Anderson Prado.

É importante destacar que a disponibilização das doses para os municípios é feita pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização, e também do Plano Estadual de Imunização que encaminha as vacinas conforme a faixa etária definida no calendário de vacinação.

O Decreto Executivo prevê que se a pessoa que for ao posto de vacinação e se recusar a receber a vacina aplicada naquele momento, ela será convidada a assinar o Termo de Recusa da Vacina. Caso ela não queira assinar, o termo será assinado por dois profissionais da saúde. A pessoa será informada que seu cadastro ficará bloqueado no sistema de vacinação municipal e que poderá receber a vacina apenas depois que toda a população adulta com mais de 18 anos for vacinada.

Confira o decreto:

https://lencois.mentor.metaway.com.br/acessos/decreto/7UWUFgLoZoQfhXr.html

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!