Resistência da população de Botucatu pode comprometer pesquisa contra o coronavírus

Resistência da população de Botucatu pode comprometer pesquisa contra o coronavírus

Em Botucatu, quem apresentarem sintomas gripais deve assinar no ato da coleta do exame PCR, além do termo de isolamento, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O documento é necessário em qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos – para autorizar o sequenciamento genético da amostra em caso de resultado positivo para a Covid-19.

Este aviso foi feito pelo secretário de Saúde, Dr. André Spadaro, durante o boletim coronavírus da quarta-feira (19). De acordo com ele, muitas pessoas com sintomas gripais, por desconhecimento ou medo de exposição dos dados, estão deixando de assinar o documento.

“Sem a colaboração de todos, sem essa autorização e assinatura do termo de consentimento, o estudo poderá ficar comprometido”, diz.

Spadaro ressalta que o sequenciamento genético de todos os casos positivos de Covid é um dos pontos mais importantes do estudo de efetividade da vacina da Oxford/AstraZeneca em relação às novas cepas do coronavírus. “Precisamos saber como se comporta a infecção para cada tipo de cepa identificada e saber qual a proteção que a vacina tem para cada tipo de vírus do coronavírus”, afirma o secretário de Saúde.

“Em resumo, a assinatura desse termo de consentimento significa que a pessoa que está colhendo o teste PCR, no caso de o teste ser positivo para Covid, autoriza a equipe do Laboratório de Biologia Molecular do HC a fazer o sequenciamento genético e descobrir qual o tipo de vírus, qual a cepa que contaminou aquela pessoa”. As pessoas com sintomas gripais devem acionar a Central Coronavírus pelo (14) 3811-1519.

O projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi elaborado por meio de parceria entre a Prefeitura de Botucatu, Ministério da Saúde, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e Fundação Gates. A pesquisa inclui, também, vacinação de toda a população adulta e testagem em massa.

No último domingo (16), de acordo com a prefeitura, 66.730 moradores de Botucatu foram imunizados. Nesta semana, 2.400 estudantes da Unesp da cidade estão recebendo doses da vacina. Neste sábado (22), outros 8.549 moradores do município que não conseguiram receber a primeira dose do imunizante no “Dia D” e preencheram um formulário online serão vacinados em dois pontos de imunização.

Com informações do JCNet

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!