Ministério Público atua contra organizações que supostamente lavam dinheiro de jogo do bicho

Ministério Público atua contra organizações que supostamente lavam dinheiro de jogo do bicho

O GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – ofereceu ao Poder Judiciário de Marília as duas primeiras denúncias relacionadas à Operação Sunset, deflagrada em novembro de 2020, com o cumprimento de mandados de busca em diversos endereços das cidades de Marília, Ibitinga, Borborema e Dom Aquino, no estado do Mato Grosso.

Segundo o Ministério Público apurou, o primeiro grupo denunciado exercia controle de praças do jogo do bicho, especialmente na cidade de Marília e região, e logrou angariar quantias expressivas de dinheiro, que não possui qualquer lastro lícito. Para procura ocultar e dissimular a propriedade de diversos bens e valores, especialmente automóveis de luxo, imóveis, propriedade rural e suas respectivas produções, o grupo utilizou diversas técnicas de lavagem de capitais, como a estruturação (Smurfing), a mescla patrimonial (Commingling), a utilização de empresa de fachada (de promoção de eventos e locação), a operação de holding patrimonial, a reinserção de valores na atividade rural, bem comoa compra, venda e transferência de bens mediante transações fraudulentas.

Ainda, a organização utilizava uma empresa constituída para circular o capital de origem escusa, com a conversão de valores ilícitos no mercado lícito de fornecimento de material para construção e reforma (gesso).

Já o segundo grupo denunciado, que também controlava praças de jogo do bicho em Marília e região, realizava a movimentação financeira da lucrativa contravenção penal com a ocultação e dissimulação da natureza, origem e movimentação de bens e valores por meio das mesmas técnicas de lavagem de dinheiro conhecidas estruturação (Smurfing) e mescla patrimonial (Commingling), além de controlar holding patrimonial familiar proprietária de dezenas de imóveis espalhados por cidades como Marília, Pompeia e Ourinhos.

Imperioso destacar que o Ministério Público logrou o sequestro de dezenas de propriedades imobiliárias, como casas, apartamentos, terrenos e fazendas, além de joias e outros valores. Ademais, o GAECO também postulou a alienação antecipada de inúmeros automóveis que foram apreendidos quando do cumprimento de mandados de busca. As investigações ainda seguem com relação a terceiro grupo que promove a lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho na região de Bauru.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!