Neste domingo tem espetáculo infantil “O Tesouro do Cascudo”

by thiagomelego 29 de março de 2021 at 10:53 AM
Comentários desativados em Neste domingo tem espetáculo infantil “O Tesouro do Cascudo”

A Cia. Contos da Mala, apoiada pela Lei Aldir Blanc de emergência cultural, apresenta o espetáculo infantil “O Tesouro do Cascudo”, No próximo domingo, 04, a população de São Manuel terá acesso ao espetáculo infantil “O Tesouro do Cascudo”, através do link https://youtu.be/cCjdQE_yi48, a partir das 15h.

“O Tesouro do Cascudo” participou recentemente do Festival de Férias do Teatro West Plaza e fez temporada no Teatro Itália, ambos na cidade de São Paulo. O espetáculo resgata diversos personagens do folclore brasileiro, tendo como um dos seus maiores narradores o escritor potiguar Câmara Cascudo, uma fonte de inspiração para a criação da peça teatral, com texto e direção de Willian Maciel.

Além de São Manuel, também receberão o espetáculo os municípios de Agudos, Macatuba, Areiópolis, Borebi e Lençóis Paulista. A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sinopse
A história começa quando, após a morte do Capitão Cascudo, seus dois fiéis seguidores, os atrapalhados Troça e Cochicho começam a disputar o posto deixado por ele. A descoberta do mapa de um tesouro misterioso e a busca por ele faz a dupla, imbuída do espírito destemido de marinheiros, se lançar em rios e matas. Nesta viagem, eles inventam brincadeiras, encontram personagens do folclore brasileiro como o Saci, o Curupira, a Mula sem Cabeça, a Cobra Norato e a Iara quando descobrem que o verdadeiro tesouro são as histórias das personagens deixadas pelos escritores folcloristas que fazem parte da nossa cultura e povoam o imaginário popular. A dramaturgia do espetáculo é inspirada nas obras “Contos Tradicionais do Brasil” e “Literatura Oral do Brasil” do folclorista Câmara Cascudo e nos livros “Armazém do Folclore”, “No meio da Noite Escura tem um pé de Maravilha” e “Meu Livro de Folclore” do escritor Ricardo Azevedo. Visite também a página do espetáculo no Facebook e Instagram @ciacontosdamala e Canal da Cia. Contos da Mala no Youtube.

Sobre a Cia.
A Cia. Contos da Mala hoje é formada pelos atores Lucas Valadares e Willian Maciel e tem em seu repertório os espetáculos “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, “Alice no País das Maravilhas” e agora o “Tesouro do Cascudo”, que estabelece a ponte entre o folclore e o exercício da brincadeira.

A Cia. utiliza a linguagem das contações de histórias e narrativas que envolvem ferramentas de investigação no campo do improviso, tendo como ponto de partida a figura popular do palhaço construindo, assim, de forma lúdica, um vínculo entre a história e o público. Materiais diversos são usados como “faísca” da imaginação para que cada um experimente o prazer de sonhar.
Serviço

“O Tesouro do Cascudo” – temporada online
Data: 04/04/2021
Horário: 15h
Link de acesso: https://youtu.be/cCjdQE_yi48
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre