A verdade sobre os casos de Covid-19 em supermercado de São Manuel

by thiagomelego 29 de dezembro de 2020 at 9:29 PM
Comentários desativados em A verdade sobre os casos de Covid-19 em supermercado de São Manuel

Após tomarmos ciência de mensagens que estão circulando via whatsapp e demais redes sociais, o site ÁREA14 começou a apurar o que existe de verdade sobre funcionários detectados com Covid-19 em um supermercado de São Manuel.

Primeiro, destacamos a mensagem que está circulando:

Não vão ao *****al
15 funcionários foram internados ontem
Com covid
Pessoal ontem fui ao hospital levar minha mae que não estava bem …
Foi muito triste o que eu vi …..só ontem 35 casos em nosso hospital, inclusive criança…….
Virou um caos ……os profissionais em exaustão e medo

A verdade dos fatos:

De fato funcionários do supermercado foram detectados com COVID-19. De um total de 60 funcionários, 05 testaram positivo (e não 15 como vem sendo divulgado nas redes). Segundo a prefeitura, os colaboradores apresentaram os sintomas, procuraram o Pronto Atendimento de Estados Gripais e testaram positivo.

O supermercado ao tomar ciência do ocorrido, prontamente tomou as medidas sanitárias. Os colaboradores foram afastados e orientados sobre o isolamento social.

Muito se falou hoje dos casos positivos no supermercado da cidade, é algo que chama a atenção, mas temos situações piores em São Manuel. Foram 05 07 casos confirmados, de aproximadamente 60 colaboradores que trabalham no supermercado.

Agora tem se tornado comum a realização de festas em chácaras, recentemente, em uma delas, participaram da festa 20 pessoas. Dias depois, destas 20, um total de 07 testaram positivo para Covid-19. Aí fica todo mundo desesperado atrás de exame e muitas vezes algumas pessoas não compreendem os procedimentos que devemos tomar, desabafou uma funcionária do setor de saúde.

Em relação a faixa etária com casos positivos com maiores registros na cidade até esta terça-feira, dia 29, estão aqueles com idade entre 20 a 29 anos, com 192 casos (desde o início da pandemia em março); ou seja, os mais jovens.

De fato o Pronto Atendimento de Estados Gripais vem dia-a-dia se tornando mais concorrido, uma vez que as pessoas estão descumprindo as medidas de distanciamento social e apresentando sintomas da doença.

Só para se ter ideia, a UTI de nosso hospital está com seus cinco leitos ocupados (ocupação de 100%) e os leitos da enfermaria, 06 dos 09 estão ocupados (ocupação de 67%). Na Unesp, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 83% nesta terça-feira, 29 de dezembro.

As equipes de enfrentamento ao COVID de nossa cidade pedem encarecidamente que cada cidadão respeito o distanciamento social e principalmente as instruções dadas pelos profissionais em nosso Pronto Atendimento.

Segundo levantamento feito pelo site Área 14, o PA de Estados Gripais tem realizado neste mês de dezembro uma média de 100 atendimentos diários. A UTI está operando em seu limite e a enfermaria quase lá. Nossos profissionais de saúde estão sobrecarregados e mais do que nunca, a população precisa colaborar.