GAECO apura fraude em licitação em Timburi e Pratânia

by thiagomelego 15 de setembro de 2020 at 8:24 AM
Comentários desativados em GAECO apura fraude em licitação em Timburi e Pratânia

Segundo o Gaeco, supostas fraudes ocorreram no ano de 2017

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do GAECO, ofereceu três denúncias ao Poder Judiciário no último dia 9 de setembro, na última etapa da Operação Timburi.

Ao longo da investigação, O GAECO apurou que o advogado Marcelo Gurjão Silveira Aith, com escritório na cidade de São Paulo e atuação em diversos municípios do interior do estado, foi o mentor de fraudes em procedimentos licitatórios da Prefeitura Municipal de Timburi e Câmaras Municipais de Timburi e Pratânia, cidades da região de Bauru.

A prática envolveu a manipulação dos procedimentos, com a utilização de diversos documentos falsos para possibilitar o direcionamento dos certames.

O GAECO apurou a ocorrência de fraude no procedimento de Dispensa de Licitação n. 03/2017 (Processo n. 53/2017) da Câmara Municipal de Pratânia. Na cidade de Timburi o número de processos envolvidos é bem maior e os servidores públicos envolvidos foram afastados.

Segundo as denúncias, em todos esses procedimentos, valendo-se do exercício da advocacia, MARCELO AITH figura como autor central de crimes, sempre alinhado com uma variedade de investigados, ora se beneficiando das contratações ilícitas, ora prestigiando outros envolvidos.
As investigações continuam no âmbito da Procuradoria Geral de Justiça, uma vez que, em alguns dos procedimentos licitatórios fraudados, surgiram indícios da participação do Prefeito Municipal de Timburi, Paulo César Minozzi, que possui foro por prerrogativa de função.