Pesquisadores de Botucatu identificam surto de febre maculosa entre capivaras em cidade do centro-oeste

Pesquisadores de Botucatu identificam surto de febre maculosa entre capivaras em cidade do centro-oeste

capivara Pesquisadores de Botucatu identificam surto de febre maculosa entre capivaras em cidade do centro-oeste

Um estudo da Unesp de Botucatu identificou que as capivaras que vivem no lago de Ipaussu, cidade onde duas crianças morreram por febre maculosa, estavam infectadas com a bactéria responsável pela doença.

Os testes tiveram início em março deste ano. Pesquisadores veterinários colocaram microchips nos animais e fizeram exames de sangue para avaliar se as capivaras estavam com a doença transmitida pelo carrapato-estrela. Das cerca de 70 capivaras que vivem no lago, 36 foram testadas e foi comprovado de que elas já tiveram contato com a bactéria.

Após as mortes das crianças, a prefeitura da cidade buscou alternativas para remanejar as capivaras da cidade como prevenção à febre maculosa. Agora, o relatório do estudo foi enviado para a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, para decidir o que será feito a respeito dos animais.

De acordo com a prefeitura, o remanejo das capivaras não é simples, pois são animais silvestres, protegidos por lei. Enquanto isso, o lago está parcialmente interditado e a recomendação é que as pessoas evitem circular pelo local.

Fonte: portal G1

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!