Prefeito irá apresentar plano de retomada da economia local, nesta quinta-feira durante a live

Prefeito irá apresentar plano de retomada da economia local, nesta quinta-feira durante a live

Capacidade hospitalar e evolução de casos de coronavírus definem retomada de setores produtivos em 17 regiões do estado a partir de 1º de junho

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (27) o Plano São Paulo para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A partir de 1º de junho, índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado, vão definir cinco níveis restritivos de retomada produtiva segundo critérios médicos e epidemiológicos para que o sistema de saúde continue em pleno funcionamento.

O plano foi elaborado por autoridades estaduais em sintonia com especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário que atuam voluntariamente em apoio ao Estado. Os eixos principais das cinco fases de reabertura também foram discutidos com prefeitos e representantes de diversas associações comerciais e empresariais.

No último dia 14 de maio, o prefeito municipal de São Manuel esteve participando na cidade de Sorocaba, de um Encontro da Região Administrativa, que discutiu as questões relacionadas aos impactos do COVID-19 na economia, finanças e orçamento público dos municípios de nossa região (Diretoria Administrativa de Sorocaba).

A representante do Conselho Municipalista de Transição e Retomada do Estado de São Paulo de uma das 17 regiões administrativas do Estado, da qual São Manuel está ligada, escolhida foi a prefeita Jaqueline Coutinho (prefeita de Sorocaba) que conduziu o Encontro com a sua equipe de trabalho e fez as tratativas em nomes dos demais Municípios junto ao Governo do Estado.

Na oportunidade foram feitas recomendações e solicitações aprovadas que foram encaminhadas ao Governo do Estado pela nossa representante da Regional, Jaqueline Coutinho. Dentre as solicitações constava o pedido de autonomia aos prefeitos para decidirem sobre a flexibilização do comércio em suas cidades e envio de recursos do Governo do Estado para os Municípios, para fazer frente a grande queda das receitas.

O prefeito de São Manuel expos durante a reunião o Plano de Redução de Gastos Públicos da Prefeitura de São Manuel, enquanto durar o período da pandemia do coronavirus.

O novo Decreto a ser editado pelo Governo do Estado no próximo dia 1º de junho irá autorizar prefeitos das cidades a conduzir e fiscalizar a flexibilização de setores segundo as características dos cenários locais. Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação das atividades autorizadas no Plano São Paulo.

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.

A escala será aplicada a 17 regiões distintas do território paulista, de acordo com a abrangência dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. São os DRSs que determinam a capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios. No caso específico de São Manuel e cidades da região, a subordinação é junto a DRS de Bauru.

As fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período. Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias da fase inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis.

Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc – permanece por tempo indeterminado. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.

Nenhuma das 17 regiões está na zona azul, que prevê a liberação de todas as atividades econômicas segundo protocolos sanitários definidos no Plano São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp). A zona verde, segunda mais ampla na escala, também não foi alcançada até o momento e permanece como meta de curto prazo para cada região.

São Manuel e região se enquadram na fase amarela, que prevê a reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias segundo protocolos sanitários. Comércio de rua, shoppings, salões de beleza, além de bares, restaurantes e similares e ainda igrejas, poderão funcionar, com restrições de horário e fluxo de clientes.

Na live dessa quinta-feira, dia 28, que acontece as 11h30, o prefeito municipal de São Manuel estará detalhando como será feita a retomada da economia local.

Isolamento

O distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. Mesmo com a reabertura em São Paulo, há exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico.

De acordo com Dimas Covas, que coordena o Centro de Contingência do coronavírus e dirige o Instituto Butantan, a população ainda precisa encarar o isolamento como meta para permitir que os serviços de saúde continuem com capacidade para atender os pacientes com COVID-19 em enfermarias e UTIs.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!