São Manuel está entre as cidades menos vulneráveis da região à covid-19

by thiagomelego 19 de maio de 2020 at 5:05 PM
Comentários desativados em São Manuel está entre as cidades menos vulneráveis da região à covid-19

809BAA3F-217E-4AF3-A11A-C4645B468262

Estudo exclusivo coloca São Bernardo do Campo (SP) como a segunda cidade menos vulnerável ao novo coronavírus em todo o Brasil

Colina, no interior do estado de São Paulo, é a cidade brasileira menos vulnerável à covid-19, doença causada pelo coronavírus, segundo o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim nesta semana para mapear o cenário da pandemia no país. O estudo, coloca São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo, no segundo lugar seguida de Nova Lima, em Minas Gerais.

Mas o que faz de uma cidade mais ou menos vulnerável? Número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores são indicadores importantes, mas não são os únicos. Além desses, o IVM considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade. O Índice varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. “Percebemos que o fato de um município ter mais idosos, por exemplo, impacta mais sobre sua capacidade de enfrentar a doença do que sua situação fiscal, já que o governo tem liberado verbas emergenciais durante a pandemia”, diz Rafael Gioielli, gerente-geral do Instituto Votorantim.

Os municípios mais vulneráveis à doença concentram-se nas regiões Norte e Nordeste. Mojuí dos Campos, no Pará, tem a pior situação, seguido de Wanderley e Ibirataia, ambas na Bahia.

Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%), economia local (peso: 11,76%), estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%).

No levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).
Veja os Municípios menos vulneráveis da nossa região:

MUNICIPIO IVC-INDICE
1-BOTUCATU 45,09
2-SÃO MANUEL 45,48
3-ANHEMBI 50,04
4-PARDINHO 50,18
5-PARANAPANEMA 50,31
6-CONCHAS 50,90
7-AREIÓPOLIS 52,75
8-PRATANIA 54,33
9-BOFETE 56,23
10-AVARÉ 56,40
11-ITATINGA 56,53
12-LARANJAL PAULISTA 57,02

O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais.

A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia. O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

O Instituto Votorantim acredita que o acesso a informação e a instrumentalização de todos que estão atuando de alguma maneira no combate à pandemia é fundamental para superarmos a crise.

Fonte:https://exame.abril.com.br/brasil/as-cidades-brasileiras-menos-e-maisvulneraveis-para-a-covid-19/

Gostou? Compartilhe e ajude mais pessoas a ter informação!