Sono na quarentena: veja como evitar que o estresse da pandemia interfira

Sono na quarentena: veja como evitar que o estresse da pandemia interfira

FA5BC4B1-01AD-4212-A249-A6067D9B9179 Sono na quarentena: veja como evitar que o estresse da pandemia interfira

Muita gente tem passado noites em claro durante a quarentena ou tendo estranhos pesadelos durante o sono. Veja como fazer as pazes com o travesseiro.

As noites têm sido conturbadas para muitas pessoas durante a quarentena. Insônia e sonhos estranhos estão sendo relatados. Para entender o que está acontecendo, o Fantástico ouviu o neurocientista Sidarta Ribeiro, que estuda a relação entre sono, sonho e memória há 25 anos. Ele diz que os sonhos são um mecanismo biológico e com base em dados do passado, tenta simular futuros possíveis. E quando você tem um perigo muito grande, os sonhos tendem a lidar com essa situação e tentar resolver esses problemas de várias maneiras diferentes.

Existem hormônios que controlam o sono e o despertar.

A melatonina é o hormônio da escuridão, que ajuda a dormir. Já o cortisol, ajuda a tirar as pessoas da cama. Por isso, de manhã, existe uma liberação alta de cortisol e a noite ela vai diminuindo, para que as pessoas possam descansar.

É importante aproveitar o sol da manhã, que ajuda na hora do sono, e evitar a claridade a noite, que só atrapalha – como a de celulares e tablets.

Uma alimentação adequada faz a diferença na hora de dormir. Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono/SP, diz que é preciso diminuir a quantidade de comida à noite e que o leite tem uma substância que pode ser promotora do sono.

Fonte: G1

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!