Quadro de casos notificados de coronavírus em São Manuel se mantém estável e 4 exames negativos foram descartados

by thiagomelego 19 de abril de 2020 at 8:00 PM
Comentários desativados em Quadro de casos notificados de coronavírus em São Manuel se mantém estável e 4 exames negativos foram descartados

4990F19F-1C35-4D15-ACB7-EFAEDC568144

A Diretoria Municipal de Saúde comunica que neste domingo, o quadro do coronavirus no Município não sofreu alteração com relação aos 38 casos suspeitos notificados (digitados no sistema do Estado) de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, sendo pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e profissionais de saúde com Síndrome Gripal.

Analisando o quadro dos 38 casos notificados até agora temos:

-4 casos positivos (sendo 1 óbito, 1 cura e 2 internados no hospital da Unimed em Botucatu);

17 casos foram descartados diminuindo para 17 os casos aguardam resultados de exames, 1 caso encontra-se internado na Unesp, 2 óbitos estão em investigação e o restante está em isolamento social de 14 dias.

A população que apresenta Síndrome Gripal e não se enquadra para notificação e coleta de exame, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde é acompanhada pela equipe do Coronavírus de São Manuel e orientada quanto ao isolamento social de 14 dias.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde é importante que a população e os trabalhadores que atendem ao público ou que se encontram na área industrial, passem a fazer uso contínuo de máscaras, quando se deslocarem a procura de serviços essenciais, como idas ao supermercado, farmácia, postos de gasolina, dentro do seu serviço etc. Se utilizando das vias públicas e locais públicos, o uso de máscara será imprescindível para ajudar a proteger as pessoas.

Vários pontos da cidade neste domingo apresentavam-se vazios, com as pessoas permanecendo dentro de suas casas, mas dois locais preocuparam as autoridades da Vigilância Epidemiológica: o novo loteamento do Bertozo, ao lado do bairro San Marino com a presença de carros e aglomerações, inclusive com pessoas fazendo uso de bebida alcoólica e o novo Distrito Industrial, com a presença de muitas motos (motoqueiros empinando suas motos!) e carros, com aglomeração de mais de 100 pessoas. Esses dois casos de aglomerações e inclusive de infração às regras de trânsito, seguramente, passarão a ter uma atenção redobrada das autoridades policiais.

Imaginem se um motoqueiro empinando sua moto vier a cair e precisar de atendimento médico e fazer uso de um leito de UTI na situação em que se encontram os principais hospitais referência da região?

É preciso que essa parte minúscula da população, principalmente os jovens, entenda que a situação é delicada, que os poderes públicos vêm tomando atitudes visando à preservação das vidas das pessoas, que devem manter o isolamento social, para que possamos atravessar logo esse momento delicado. Para tanto, se a população não colaborar, não iremos obter êxito.

Gostou? Compartilhe e ajude mais pessoas a ter informação!